sexta-feira, 10 de abril de 2009

RIBEIRA - 283

LIBERDADE
Ferdinand Victor Eugène Delacroix nasceu em Saint-Maurice em 26 de Abril de 1798. É inegável que foi um importante pintor francês da era do Romantismo, movimento artistico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII. Caracterisou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo. Delacroix é considerado o mais importante representante do romantismo francês. Na sua obra convergem a voluptuosidade de Rubens, o refinamento de Veronese, a expressividade cromática de Turner e o sentimento poético de seu grande amigo Géricault. O pintor, que como poucos soube sublimar os sentimentos por meio da cor, escreveu "...nem sempre a pintura precisa de um tema". E por isso seria de vital importância para a pintura das primeiras vanguardas.
Delacroix nasceu numa família de grande prestígio social, e seu pai virou Ministro da República. Alguns acreditam que seu pai natural teria sido na realidade o príncipe Talleyrand, seu mecenas. O fato é que Delacroix teve uma educação esmerada, que o transformou num erudito precoce, frequentou grandes colégios de Paris, teve aulas de música no Conservatório e de pintura na Escola de Belas-Artes. Também aprendeu aquarela com o professor Soulier e trabalhou no ateliê do pintor PIerre-Narcise Guérin, onde conheceu Géricault. Visitava quase todos os dias o Louvre, para estudar as obras de Rafael e Rubens.
Seu primeiro quadro foi "A Barca de Dante" -- a obra deste escritor italiano foi um dos temas preferidos do romantismo. A tela lembra "A Barca de Medusa", de Géricault, para quem o pintor havia posado. Algumas pessoas viram no artista um grande talento como o de Rubens e a semelhança de Michelangelo. Não tão apreciados da mesma maneira: "O Massacre de Chios" (1822), "A Morte de Sardanápolo" (1827) e "A Tomada de Constantinópla pelos Cruzados" (1840), baseadas em temas exóticos e históricos, de composições bem mais caóticas e de uma dramaticidade e simbolismo cromático incompreensiveis para a Academia.
Delacroix se interessou também pelos temas políticos do momento. Sentindo-se um pouco culpado pela sua pouca participação nos acontecimentos do país. pintou "A Liberdade Guiando o Povo" (1830), um quadro que o estado adquiriu e que foi exibido poucas vezes, por ter sido considerado excessivamente panfletário. O certo é que a bandeira francesa tremulando nas mãos de uma liberdade resoluta e destemida, prestes a saltar da tela, impressionou um número não pequeno de espctadores. Essa obra de Delacroix é a capa de um album "Viva La Vida ", de 2008, da banda Coldplay.
Em 1833 Delacroix foi contratado para decorar o palácio do rei em Paris, o Palacio de Luxemburgo e a biblioteca de Saint-Sulpice. Nos seus últimos anos preferiu a solidão de seu ateliê. Eugène Delacroix morreu a 13 de agosto de 1863.
----

Nenhum comentário: