quinta-feira, 3 de julho de 2008

RIBEIRA - XXXV

URUBU-REI. UMA ESPECIE JÁ QUASE EXTINTA


Nos anos 50 ou antes dessa época, o urubu tinha o seu habitat nos morros de Petropolis e Tirol quando saia em bandos para fazer o repasto diário logo cedo da manhã na Salgadeira, um local assim chamado, pois alí funcionava o matadouro da cidade, também chamado de matança, onde se abatia o gado para vender a carne no Mercado Público da Cidade Alta, bem como da Ribeira e Alecrim, bairros que atendiam a população da Cidade do Natal. Também ali próximo era onde se depositava o lixo da cidade, trazido principalmente em carroças ou burros-jumentos tangidos por seus donos ou empregados. Por seu aspecto asqueroso, a ave metia medo nas crianças e, mesmo assim, era protegido pela Policia que prendia quem abatesse uma ave de rapina daquele tipo. O Urubu-de-cabeça-preta é uma ave pertencente ao grupo dos abutres do Novo Mundo. É uma das espécies do grupo mais frequentemente observada, devido ao fato de realizarem vôos planados a grandes alturas, por serem consumidores de carcaças de animais, e por possuirem atividade durante todo o dia.

O urubu-de-cabeça-preta como as outras espécies de urubus, possuem a cabeça depenada, sendo um pouco rugosa. Essa espécie possui uma boa visão e um olfato apurado, mas não tanto como o seu parente mais próximo: o urubu-de-cabeça-vermelha, que localiza a carcaça três vezes mais rápido que essa espécie. Isto se deve ao fato de que a parte do seu cérebro que se encarrega do instinto oftático é cerca de três vezes maior do que a dos urubus-de cabeça-preta. Tais urubus (que não são reis, como se identifica os urubus-de-cabeça-vermelha) nidificam em terrenos longe da presença humana, junto do solo e nunca são feitos a mais de 50 cm. Todavia, conforme o costume, esses urubus convivem com seres humanos e outros animais, como os porcos, em cidades onde se deposita o lixo domestico. Os ovos, de cor cinza ou verde-pálida, são incubados por ambos os genitores durante 32 a 40 dias. Os juvenis eclodem com plumagem branca e são alimentados por regurgitação. Com o passar dos dias, os juvenis ganham uma cor branco-rosada e penas um pouco azuladas. O primeiro voo ocorre por volta das 10 a 11 semanas e com cerca de tres meses já tem a plumagem de adulto. O urubu se alimenta de carniças e frutas em decomposiçao. Este modo de alimentação necrófago confere-lhes importancia ecologica, pois ajudam a eliminar carcaças do ecosistema.

Por seu lado, o Urubu-rei habita zonas tropicais a semitropicais, vivendo desde o México a Argentina. Tem plumagem branca e negra, com a cabeça vermelha, pesado cerca de 5 quilos. Na natureza tem poucos predadores naturais mas, devido a baixa reprodutividade da espécie e à degradação do seu habitat, é espécie cada vez mais rara de se observar. Em Natal não é visto o urubu-rei, porém, em 1950 eles ainda existiam, mesmo em pouca quantidade. Com a relocalização do forno do lixo para um sítio mais distante do centro urbano, só é visto do urubu de cabeça preta. Este, ainda sobrevoa os locais onde se recolhem no bairro do Tirol. Porem, em sua grande maioria, eles vivem recolhidos nas imediações do forno do lixo, em Nova Cidade, nos confins de Natal

Nenhum comentário: