sexta-feira, 22 de maio de 2009

RIBEIRA - 286

HERON DOMINGUES
REPORTER ESSO: TESTEMUNHA OCULAR DA HISTÓRIA.
Durante 18 anos, o Jornalismo de rádio se resumia á leitura ao microfone de noticias recortadas de jornais. Tesoura, papel e cola eram os três recursos usados pelos radialistas de então. Os locutores apenas liam, ao microfone, informações velhas, que já haviam sido publicadas. Isso mudou no dia 28 de agosto de 1941, quando o Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial, ao lado das forças aliadas e a Radio Nacional, do Rio de Janeiro, colocou no ar a primeira edição do Reporter Esso, que já funcionava, de forma experimental, na Rádio Farroupilha de Porto Alegre. noticioso era patrocinado pela Esso Brasileira de Petróleo e já existia em cidades como Nova York (EUA), Buenos Ayres (Argentina), Santiago (Chile), Lima (Peru) e Havana (Cuba) - fruto da Politica de Boa Vizinhança dos Estados Unidos com os paises da América Latina, seus aliadosna guerra.
O programa era produzido no escritório de uma agência estrangeira de Publicidade e Propaganda, sediada no Rio de Janeiro, a partir de informações distribuidas pela agência internacional de notícias UPI (United Press International). Até maio de 1945, quando a guerra acabou, as noticias transmitidas pelo Repórter Esso eram principalmente informes sobre o desenrolar da guerra. Os dois slogans principais do programa eram: "o primeiro a dar as últimas" e "testemunha ocular da História".
A maior contribuição do Repórter Esso foi introduzir o noticiário adaptado para a linguagem radiofônica. Pela primeira vez, um jornal falado tinha horários certos para entrar no ar: às 12,55, 18 horas, 19,55 e 22,55 - sem contar as edições extras , que dependiam de informações urgentes do front direto da Europa. O Repórter Esso também lançou no Brasil o primeiro guia impresso para orientar radialistas na preparação do noticiario. O Manual de Produção destacava três regras básicas cumpridas com rigor pelo programa:
- O Repórter Esso é um programa informativo.
- O Repórter Esso não comenta notícias.
- O RepórterEsso sempre fornece as fontes da notícia.
Boa parte da grande credibilidade do Repórter Esso juntos aos ouvintes na época da guerra foi resultado da locução de Heron Domingues, escolhido entre centenas de candidatos para dar voz ao Reporter Esso. Milhares de ouvintes se acostumaram e aprenderam a confiar no estilo de locução de Heron, que passou a ser imitado em todo o País. Profissional exigente, ele dava atenção às leituras de cada detalhe da notícia - como a pronúncia correta de nomes e palavras estrangeiras, o ritmo das frases para valorizar a informação, e a interpretação do texto para conseguir atrair o ouvinte. Uma demonstração da força do Repórter Esso junto ao público foi vista no fim da guerra. Apesar de a Radio Tupy ter sido a primeira emissora a anunciar o pacto de paz, a população só foi às ruas comemorar após ouvir a confirmação da notícia pela voz de Heron Domingues, em uma edição extra do informativo.
Até hoje é bastante comum encontrarmos pessoas que se referem a jornais de Rádio ou TV como "o repórter" ou "deu no reporter" - uma prova de prestigio alcançado tanto por Heron Domingues, quanto pelo Repórter Esso. Depois da Segunda Guerra Mundial, o Repórter Esso noticiou grandes fatos, como a Guerra da Coréia (1950), a morte de Getúlio Vargas (1954) e a Revolução Cubana (1959). Mas não informava, por exemplo, notícias da Europa, da Ásia e da África se não houvesse interesses norte-americanos envolvidos.. O programa terminou suas transmissões em 31 de dezembro de 1968 com Heron Domingues narrando a abertura, e Roberto Figueiredo despedindo-se dos ouvintes bastante emocionado.
O Reporter Esso ganhou sua versão na televisão em 10 de abril de 1952. Naquele dia, às 19h45, o famoso prefixo musical marcou a entratada do programa jornalistico no ar pela Tv Tupy. A edição paulista tinha Kalil Filho como apresentador. No Rio, Luís Jatobá e Gentijo Teodoro, que ficou até o final. Na Tv Itacolomí, em Belo Horizonte, tinha Luiz Cordeiro no comando - e que atuou um bom tempo na Rádio Poty, de Natal, Rn, fazendo "Sabatina da Alegria" - na Tv Piratiní, em Porto Alegre, Helmar Hugo, na Tv Rádio Clube, em Recife, Edson Almeida. A Agencia Nacional e a United Press International (UPI) abasteciam o telejornal com noticias. A empresa norte-americana de petroleo, a ESSO, patrocinava e orientava o modelo deste noticiario em diversos paises. Assim como no rádio, o Reporter Esso na TV ficou conhecido pela pontualidade e credibilidade junto aos telespectadores.

Nenhum comentário: