domingo, 31 de maio de 2009

RIBEIRA - 295

RÁDIO POTY
ESTÚDIO DE LOCUÇÃO
A Radio Poty nasceu em 1944, porém, bem antes, em 1941 foi fundada a REN - Rádio Educadora de Natal -. Quando Assis Cateaubriand procurou divulgar ainda mais as suas emissoras de rádio, soube que em Natal, Rn, tinha a REN de pouca qualidade de som e de dinheiro também. Foi então que ele propôs a compra da estação em lugar de implantar uma nova emissora. Em 1945 foi inaugurada a Radio Poti com largas inovações, sendo a maior emissora em estúdio de todo o pais. Inaugurou-se programas novos e teve a contratação dos melhores homens e mulheres do rádio que havia por aqui. Da antiga estação, se aproveitou os profissionais existentes na época, cabendo a direção artistica a Genar Wanderley que vinha desde a criação da estação de Natal, a Rádio Educadora de Natal.
Formou-se um cast de radio de elevada competencia que cobria os setores da radio-teatro, rádio-jornalismo, humor, atrações do dia e muitas outras novidades que sacudia a vida social de Natal. O programa do meio-dia era Gazeta Sonora, com meia hora de duração, escrito e apresentado por Genar Wanderley. Outros intelectuais da cidade passaram a colaborar com a nova estação que foi batizada com o nome de poty, em referencia ao lendário índio poty. Como colaboradores estavam Carlos Homem de Siqueira , Alcides Cicco, Didi Camara, Esmeraldo Siqueira, Farnando Cardoso, Ubaldo Brandão e Waldemar de Almeida.
No dia 1º de novembro de 1948, eram inaugurados os novos estúdios e o auditorio da Rádio Poty. Com isso, a ZYB-5 marca o reinicio de suas atividades artisticas diretamente de seus estúdios e auditório. No ano de 1950 começa a fase de novelas, com a apresentação de "O Direito de Nascer", original do mexicano Félix Cagnet, interpretado aqui pelo cast a Rádio Poty. Também foi a hora dos melhores espetáculos da taba, desde o Domingo Alegre, com Genar Wanderley, a Sabatina da Alegria, Vesperal dos Brotinhos, com Luis Cordeiro. Em meio de tudo isso, tenha o encanto da Estrela Canta, interpretado por Glorinha de Oliveira e o humor de Beco Sem Saida, que era sempre reprisado dado ao seu largo sucesso. Nesse programa destacavam-se os rádio atores Jorge Ivan Cascudo, Vanildo Nunes, Fernando Garcia, Sandra Maria, cujo nome real era Eunice Campos Freire, Lurdinha Lopes e vários outros nomes do cast da rádio. Pode-se notar que um locutor podia desempenhar mais de uma função, sendo rádio ator e rádio noticiarista ou mesmo apresentador do programas.
Em meio a tudo isso, os radio atores ou mesmo apresentadores de programas tinham por dever se apresentar vestindo roupas elegantes para o respeito do público que se apresentada. Homens, vestindo paletó e mulheres, de roupas largas e comprida, batendo até o meio da pernas. Os cantores amadores podiam se apresentar de roupas simples. Havia igualmente a apresentação de trios, como o Yrakitan, o Maraya e outros mais além de cantores de rádio, grupos regionais o conjuntos vocais.
Tinha um grupo, a Hora Estudantil que era apresentado por Fernando Cascudo. No rádio, ele formou muitos conjuntos, inclusive o Trio Yrakitan, formado por Gilvan Bezerril, João Costa Neto e Edson França (Edinho). Esse ultimo, antes pertenceu a um outro conjunto que não vingou. O Trio Yrakitan, nesse ano, saiu daqui, com instrumentos comprados na loja de Carlos Lamas, e não pagos, direto para o Recife e daí para o México passando por todos os paises da América Central. Sem dinheiro nem fama, os rapazes passaram fome no seu caminho, se alimentando até de farinha seca com um gosto de querosene. Quando eles retornaram a Natal, foram pagar o valor dos instrumentos a Carlos Lamas que recusou, dizendo. "Eu quero nada, moços. Vocês agora tem fama".
A Rádio Poty, além de incentivar a produção musical do estado, trazia para a cidade cantores reconhecidos e de sucesso, como Vicente Celestino, Carlos Galhardo, Orlando Silva, Francisco Carlos e tantos outros sem contar com as cantoras.. Com isso à sociedade natalense tinha o mérito de conhecer a produção musical que estava sendo desenvolvida no Brasil e no exterior.
No cast de novelas destacavam-se Zilma Rayol, Alba Azevedo, Marly Rayol, Clarice Palma, Lurdinha Lopes, Teixeira Neto, Luis Cordeiro, Glorinha Oliveira, Genar Wanderley, Sandra Maria, Roberto Ney, Iedo Wanderley. A Rádio Poty, com toda a variedade de programação veio a instaurar o inicio da era de ouro do rádio no Rio Grande do Norte, levando ao publico programas substanciais e de qualidade. Genar Wanderly, um dos ícones do rádio potiguar, morreu em 1958, em desastre automobilistico, na rua Apodi, cruzamento com a rua Rodrigues Alves, num dia de domingo. Ele e outros locutores fizeram os jornais-falados, Matutino Poty e Grande Jornal Falado B-5, além da Gazeta Sonora que saiu do ar em 1977.

Nenhum comentário: