quarta-feira, 27 de maio de 2009

RIBEIRA - 291

RÁDIO NACIONAL
A PRA-X - Sociedade Rádio Philips do Brasil foi fundada em 12 de março de 1930 no Rio de Janeiro, então capital federal, pela Philips (que se instalara no Brasil nos anos 20). O primeiro símbolo fazia parte da empresa e foi usado como logomarca nos primeiros anos da emissora no Rio de Janeiro. Possuia uma boa qualidade de som em comparação com as outras emissoras da época, não só pela potência do sinal irradiado, mas também pela qualidade dos rádios da marca vendidos à elite carioca por um pernambucano que viria a tornar-se num dos mais famosos produtores de programas de rádio da época: Ademar Casé (avô de Regina Casé). Os locutores da emissora programavam-na como sendo do "signo das estrelas", uma vez que a sua logomarca era composta pelo desenho de quatro estrelas.
Criativo e empreendedor, Casé era um agente de anúncios para revistas quando começou a ser vendedor de Rádios Philips, Com a lista telefonica nas mãos, Casé tinha o nome e endereço de possiveis clientes. A sua tática era visitar as casas durante os dias úteis, Esperava o dono da casa sair para trabalhar e só então tocava a campaínhia. O segredo cosistia em pedir para falar com o proprietário da casa chamando-o pelo nome como se realmente o conhecesse, em seguida dizia à esposa que tinha informações que o marido estava em adquirir um rádio. E como a esposa nunca sabia do assunto (e seria impossivel saber), ele deixava o aparelho ligado e sintonizado na Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Quando voltava, três dias depois, a familia já estava encantada com a novidade. Muitas vezes, ainda contra a vontade, o dono acabava por comprar o aparelho.
As vendas eram impressionantes e o diretor comercial da Philips do Brasil quis conhecer pessoalmente esse vendedor que "chegava a levar 30 aparelhos no carro, vendia todos e voltava com um pedido de mais 27".
Aproveitando os contatos e a sua fama de grande profissional dentro da Philips, Ademar Casé sugeriu a Vitoriano Augusto Borges, diretor da Rádio Philips, o aluguer de um horário e explicou que essa nova experiência seria ainda melhor e mais dinâmica do que o "Esplêndido Programa", programa de maior sucesso na época transmitido pela Rádio Mayrink Veiga. O Programa Casé estreou às oito horas da noite de 14 de fevereiro de 1932, e tornou-se um sucesso.
--- FIM DA PHILIPS.
A Rádio Philips foi desativada em 1936 pela organização holandesa, forçada por uma legislação governamental, que criava embaraços a uma emissora com suas características, já que tinha como principal objetivo divulgar os produtos fabricados e comercializados pela Philips do Brasil. Por outro lado, a Philips era a única emissora carioca a atingir São Paulo e, por não apoiar da Revolução Constitucionalista de 1932, passou a enfrentar o boicote paulista aos seus aparelhos. Como a emissora nascera para ajudar a promover os produtos Philips e não para os prejudicar, a direção da multinacional decidiu vendê-la. A emissora foi oferecida a Ademar Casé, mas este não dispunha dos cinquenta contos de réis necessários para a compra.
Então a emissora foi adquirida pelo grupo do jornal "A Noite", "Noite Ilustrada" e "Revista Carioca" e transformada na famosa Radio Nacional do Rio de Janeiro., sendo os seus estúdios instalados inicialmente na Praça Mauá, edificio de A Noite.
A Rádio Nacional do Rio de Janeiro foi fundada em 12 de setembro de 1936, tendo se tornado um marco na história do rádio brasileiro. Com isso, uma empresa privada foi estatizada pelo Estado Novo de Getúlio Vargas em 8 de março de 1940 que a transformou na rádio oficial do Governo brasileiro. Mais interessado no poder e na penetração do rádio como instrumento de propaganda o Estado Novo permitiu que os lucros auferidos com a publicidade fossem aplicados na melhoria da estrutura da rádio o que permitiu que a Rádio Nacional mantivesse o melhor elenco de músicos, cantores e radiolocutores da época, além da constante atualização e melhoria das suas instalações e equipamentos.
Em 1941, a Rádio Nacional apresentou a primeira radionovela do pais, "Em Busca da Felicidade" e, em 1942, inaugurou a primeira emissora de ondas curtas, fato que deu aos seus programas uma dimensão nacional. A rádio também contava com excelentes programas de humor como: "Balança Mais Não Cai", que contava com Paulo Gracindo, Brandão Filho, Walter D'Ávila, entre outros, e PRK-30 que simulava uma emissora clandestina que "invadia" a frequencia da Rádio Nacional. O programa era escrito, dirigido e apresentado por Lauro Borges e Castro Barbosa que parodiavam outros programas, inclusive a própria Radio Nacional, propagandas e até cantores e músicas.
A emissora foi a primeira também no radiojornalismo quando, em 1941, durante a Guerra Mundial, criou o Repórter Esso . Criado basicamente para noticiar a guerra sob o ponto de vista dos aliados, o Reporter Esso acabou por criar um padrão inédito de qualidade no jornalismo brasileiro que, até então, se limitava a ler no ar as noticias dos jornais impressos. Com seu modo austero e preciso de noticiar, o Repórter Esso fez escola e serviu de modelo para diversos outros programas de noticias que se seguiram, até mesmo na televisão nos dias atuais. Heron Domingues, com a sua voz vibrante se tornou sinônimo do Repórter Esso: a testemunha ocular da história. Durante décadas apresentou o mais famoso noticiario brasileiro a ponto de ser impossivel separar um do outro. O Repórter Esso ficou no ar até 1968.
Dos anos 1930 até o final dos anos 1950, o rádio possuia um enorme "glamour" no Brasil. Ser artista ou cantor de rádio era um desejo acalentado por milhares de pessoas, especialmente jovens. Pertencer ao "cast" de uma grande emissora como a Rádio Nacional era suficiente para que o artista conseguisse fazer sucesso em todo o pais e obtivesse grande destaque e prestigio. Atualmente, parte significativa do acervo da Rádio encontra-se no Museu da Imagem e do Som, no Rio de Janeiro. Trata-se da "Coleção Rádio Nacional", constituida por 31 mil discos de 78 rpm, mais os discos de acetato referentes a 5.171 programas, 1.873 gravações musicais inéditas, 88 de prefixos, 82de jingles e 7 de efeitos, todos já copiados em CDs. Há, ainda cerca de 20 mil arranjos e 1.836 scripts.
....

Nenhum comentário: