segunda-feira, 25 de maio de 2009

RIBEIRA - 289

O RÁDIO NO BRASIL
Com a inauguração do Rádio no Brasil, a primeira cidade a fazer uma transmissão radiofônica foi a cidade do Recife, em 1919, através da Rádio Jornal do Commercio. No entanto, esta experiencia durou pouco - apenas três meses , haja vista que o material do rádio era importado da França que estava em guerra e não podia atender aos pedidos da emissora. Com isso, a primeira emissora instalada foi no Rio de Janeiro, em 1922, em definitivo, passado a guerra e funcionando com material importado dos Estados Unidos, de boa qualidade, sendo capaz de atender aos pedidos feitos para a reposição desses materiais. Na ocasião, Epitácio Pessoa fez um discuros na Praia Vermelha, pela Radio Sociedade em homenagem ao dia 7 de setembro marcando o primeiro centenário da Independencia do Brasil. A história foi contada no ar, por assim dizer. Para isso, foram importados 80 receptores de rádio especialmente para o evento.
Em 1923, foi fundada a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro por Roquette Pinto, hoje Radio MEC, - o mesmo que deu asas a primeira tranmissão um ano antes -, e Henry Morize, fornecendo à emissora um cunho educativo. Porém os aparelhos de rádio eram destinados apenas às elites dado aos altos custos, impossivel de ser adquiridos pela sociedade da classe média. A pobre, essa nem se fala. Ainda na década de 1920, o rádio foi se espalhando pelo território brasileiro, mas vivia de mensalidades pagas pelos ouvintes.
Entretanto, na década de 1930, surge a rádio comercial devido a inserção publicitária baixada por decreto em 1º de março de 1932, que correspondia a 10% da propaganda veiculada. Como resultado. Como resultado, percebeu-se a passagem de erudita para cultura popular com o intuito de atingir o público de massa. De interesses educativos passou-se a mercantís; passou a responder às necessidades coletivas de recreação e informação, sendo manipulador de opinião.
A profissionalização no rádio foi constatada a partir das programações melhores distribuidas, da linguagem aprendida e dos objetivos assumidos para conquistar audiencias e mercado para os produtos anunciados. Ainda da década de 1930, aparece a propaganda política. César Ladeira, locutor da Rádio Record, em 1932, inaugura um programa com episódios da Revolução Constituinte, em São Paulo. Também surgem os programas de auditório com a participação popular e a Rádio Jornal do Brasil estabelece em sua programação o cunho informativo; nasce também A Voz do Brasil. Apesarde estar vivendo sua época de ouro, nos anos de 1940, conquistando novos públicos e descendo ao popular, teve em sua história a intervenção federal, marcando nelas um forte controle social determinado pelo Governo. Era a época da guerra sentida em todas emissoras de rádio, inclusive em Natal, no Rio Grande do Norte. É nessa configuração social que surge o Ibope, em 1942. A radionovela pioneira, "Em Busca da Felicidade", data-se dessa época. A Rádio Panamericana, de São Paulo, transformou-se em "Emissora de Esporte". Surge o radiojornalismo com o "Reporter Esso", no ano de 1941 na Radio Nacional do Rio de Janeiro, e nas Emissoras Associadas, "O Grande Jornal Falado Tupy" bem como o "Matutino Tupy". Seguindo a orientação da emissora, quando foi comprada suas ações, a Radio Poty do Natal, em 1945, introduziu em sua programação "O Matutino Poty" bem como "O Grande Jornal Falado B-5". Com antecedencia, já havia através da Radio Educadora de Natal - REN - a paresentação da Gazeta Sonora, escrita, dirigida e apresentada por Genar Wanderley.
A época de ouro declina-se com o advento da televisão, nos anos de 1950. Em 1952, em Natal, houve uma demostração para o público pagante de uma transmissão de televisão. Dois aparelhos postos à frente da Radio Poty mostravam o que se passava dentro do auditório, trazendo as imagens em preto-e-branco para os receptores na rua. Mostrava-se os equipamentos que faziam aquele milagre da imagem captada em outro extermo da cadeia. Wanildo Nunes, locutor, naquela oportunidade disse: "Estão vendo esse milagre? É a televisão! A pioneira no Brasil! Todos esses equipamentos são para transmitir os senhores em imagens". Natal já estava com um pé dentro dessa era televisiva. No entanto, ainda tinha que esperar até 1970 para ter a sua primeira estação. Quase 20 anos depois.

Nenhum comentário: