sábado, 23 de maio de 2009

RIBEIRA - 287

ESTÚDIO
Na década do ano de 1940, na pequena cidade do Natal, capital do Rio Grande do Norte, um grupo de comerciantes propôs a criação da primeira rádio da cidade: a Radio Educadora de Natal, mais conhecida por REN. A cidade tinha pouco mais de 55 mil habitantes. Nessa época, os meios de comunicação de massa, encontrados em Natal, eram os jornais impressos e o sistema de alto-falantes, denominado Indicador da Agência Pernambucana - I.A.P. , fundada em 1938, de propriedade de Luis Romão. Os amplificadores de som, popularmente designadode "bocas de ferro", eram instalados em praças publicas, no Grande Ponto, Alecrim, Rocas, Petropolis, Lagoa Seca, Tirol além da própria Ribeira, bairro onde funcionava Agência. Suas interligações eram feitas por fios e a programação tranmitia musicas, informações de casas de comércio, revistas, além de poesia e dramas com apresentação ao vivo. O sistema de auto-falantes - IAP -se configurou num importante divulgador de notícias, principalmente durante a II Guerra Mundial. Eider Furtado, diretor artístico da primeira estação de rádio do Estado, disse que quando marcava 09h00 da noite o pessoal da cidade procurava ouvir a BBC de Londres, com a duração de quinze minutos. Depois desse encontro a cidade se esvaziava com cada um indo para as suas casas. O sistema de alto-falantes pode ser considerado como o precursor do rádio de Natal., fornecendo ao publico entretenimento e informação.
O desejo da sociedade em possuir uma estação de rádio no Estado não ficou apenas no campo das idéias. A população colaborou para a instalação da primeira estação de rádiodo Rio Grande do Norte, com a doação do cimento e fazendo as festas do microfone, do disco e da radiofonia que contava com a colaboração de cantores. Carlos Lamas e Carlos Farache encabeçaram o sonho da instalação e foram considerados os dois grandes idealizadores da rádio pioneira. Entretanto, para Carlos Lamas, além do ansêio popular, havia o interesse comercial atuando como motivador da instalação de uma emissora radiofonica em Natal.Isso porque, Carlos Lamas era um representante oficial dos aparelhos de rádio RCA Victor, sendo o proprietário do estabelecimento comercial "Casa Carlos Lamas".
E foi nesse contexto de ansiedade e desejo social que surgiu a Rádio Educadora de Natal - REN, a primeira do Rio Grande do Norte que teve seu estatuto aprovado em 11 de março de 1940. No entanto, a concessão pelo Ministério de Obras e Viação só foi dada em 16 de maio de 1941 e a Radio Educadora de Natal entrou efetivamente no ar em 29 de novembro de 1941, na voz do locutor Genar Wanderley. A emissora passou a transmitir em Ondas Média e Curtas.
A Rádio Educadora de Natal, apesar dos dois grandes idealizadores e da participação social, pertencia a vários acionistas, dentre eles: Carlos Farache, José Gurgel do Amaral Valente, Paulo Pimentel, Gentil Ferreira de Sousa, José Elpídeo dos Santos, e Luis da Câmara Cascudo. Inicialmente a emissora transmitia em três horários: 8h as 11 horas; 13h às 15h: e 18h às 22h.
Um ano depois da instalação da primeira estação radiononica do Rio Grande do Norte, o Brasil entrou n II Guerra Mundial e, Natal, localizada numa posição geografica estratégica, sendo limitada a leste pelo Oceano Atlantico, é o ponto mais próximo até Dakar, na África, por isso tornou-se Base Militar americana, no ano de 1942. A partir desse fato a REN e Natal sofreram algumas interferências. A pequena cidade recebeu um grande contingente de militares, sobretudo americanos, a partir da criação da Base Aérea de Natal e de "Parnamirim Field". A população natalense aumentou em 20%, o que mudou drasticamente os hábitos locais e Natal passou a ter vida noturna, com a inauguração dos bailes nos clubes de lazer para os soldados americanos. Glorinha Oliveira, cantora da Radio Educadora de Natal, disse que cantores e orquestras da emissora se apresentavampara os americanos. Entretanto, a presença dos norte-americanos em Natal trouxe também medo e ansiedade. A sociedade natalense, na expectativa de um ataque militar do "EIXO" - Alemanha, Itália e Japão - era submetida pelos soldados americanos ao "toque e recolher" e ao "black-out" - o apagar das luzes da cidade para dificultar a chegada do "inimigo".
Enquanto isso a Rádio Educadora de Natal era fiscalizada, podendo ser censurada quando se achava necessário. Foi, portanto, nesse clima de conflito que os profissionais da REN relatam um episodio interessante: "dentro de uma programação musical foi colocada no ar uma música alemã e imediatamente a estação foi fechada e lacrada. O locutor do horário - Genar Wanderley - e o discotecario - Ubaldo Lima foram detidos. Depois, percebeu-se que tinha colocado no ar o hino alemão, mas quem programou não sabia do que se tratava, e quem leu não deve ter recebido o nome em alemão. A questão foi resolvida por Carlos Lamas que era o diretor da emissora no período".
Foi entao que entrou em cena o cidadão Assis Chateaubriand. No ano de 1944 ele compra a REN, cujos estudios e auditorio eram na Avenida Deodoro e a torre retransmissora era logo atrás, na rua, hoje conhecida como General Cordeiro de Farias, em um terreno desocupado e que dava acesso naquele tempo à Penitenciaria de Natal, hoje um ponto turístico. Assis Chateaubriand transformou a emissora em Radio Poty. Com outra denominação e fazendo parte do conglomerado midiático de Chateaubriand que na época continha jornais impressos em várias cidades brasileiras, algumas revistas, como O Cruzeiro, e poderosas estações de rádio, a pioneira emissora do estado recebe modificações.
Dentre elas, destaca-se a construção de um primeiro andar, o aumento do palco onde eram apresentados os programas de auditorio e a retirada do vidro que dividia a platéia e o palco, fato que promoveu melhor tratamento acústico e tornou a comunicação, efetivamente bidirecional, tendo em vista que o público além de ouvir a própria voz dos emissores, podia interagir facilmente com os locutores. Com o título de Rádio Associada, a emissora recebia a presença de muitos cantores nacionalmente conhecidos como: Vicente Celestino, Isaurinha Garcia, Ângela Maria, a famosa orquestra de Agostin Lara, Josefine Backer, Gregorio Barrios, Linda Batista, Dircinha Batista, Orlando Silva, Gilberto Alves, Carlos Galhardo, e tantos outros artistas de renome.
A Rádio Poty para poder transmitir programas de auditorio, humoristios, jornalísticos, musicais, radionovelas e outros, possuía um elenco de profissionais enquadrados nos Departamentos: artístico, jornalistico e administrativo, chamado de o "cast" da Poty. Os locutores da emissora eram os responsáveis em transmitir informações jornalisticas ou de entretenimento, recebiam designações diferentes, correspondendo ao local onde o programa era apresentado. Dentre os profissionais de locução destacaram-se: Genar Wanderley - "o cacique", porque era o mais antigo da emissora. Foi ele quem criou e apresentou o primeiro noticiario do radio potiguar: Gazeta Sonora.. Alem dele se conta Luis Cordeiro, Wanildo Nunes, Fonseca Junior, Lourdes Nascimento, Teixeira Neto,Roberto Ney, Marcelo Fernandes, Edmilson de Andrade e Aluizio Machado entre muitos outros que o tempo não esquece.
No cast de rádioteatro tinha em sua grande maioria: Zilma Rayol, Alba Azevedo, , Francisco Ivo Cavalcante, Marly Rayol, Clarice Palma, Lurdinha Lopes, Wanildo Nunes, Fonseca Junior, Lourdes Nascimento, Teixeira Neto, Roberto Ney, Glorinha Oliveira, Luis Cordeiro, Genar Wanderley, Nilson Freire, Sandra Maria e Anibal Medina. O contra-regra das telenovelas era João Maria Freire. Hoje, a Radio Poty não mais existe. Os seus gloriosos feitores estão esquecidos. Em data recente, abril, os "donos" dos Associados" botaram para fora os últimos dirigentes da rádo, inclusive Cassiano Arruda que estava ha 39 anos na empresa. Antes, em 1996, foram demitidos setenta funcionarios. No periodo de 1990, também foi demitido o superintendente dos Diarios Associados no Estado, Luis Maria Alves. O tempo correu e agora expulsaram outro superintendente, Albimar Furtado. Desse modo, a Radio Poty foi transformada em Radio Clube de Natal e todo o seu acervo cultural, até mesmo os discos de 78 rpm e os LPs foram postos fora. A era de um sonho, por fim, acabou.

Nenhum comentário: