domingo, 24 de maio de 2009

RIBEIRA - 288

REDE EXCELSIOR
A Rede Excelsior é uma extinta rede de televisão brasileira cuja primeira emissora, a TV Excelsior de São Paulo, entrou no ar em 9 de julho de 1960. Fechou as portas em definitivo em 30 de setembro de 1970. A rede de televisão pertencia ao empresário Mário Wallace Simonsen. Em 1959, as Organizações Victor Costa, proprietárias da TV Paulista, canal 5 de São Paulo (mais tarde adquirido pela Rede Globo), receberam concessão para um segundo canal na cidade, o canal 9. A posse de mais de um canal de TV por um mesmo grupo não era proibida pelas leis da época. As Organizações Victor Costa também eram donas da Rádio Excelsior e por isso, já na concessão, foi definido como nome da futura emissora TV Excelsior. Parém antes que planejassem o que fariam com o canal, um grupo de empresários liderados pela família Simonsen, dena, entre outras 41 empresas, da Panair do Brasil, a maior empresa de aviação do país, compraram a emissora ainda no papel. O grupo ainda contava com empresários como José Luís Moura, da exportação de café de Santos; o deputado federal Ortiz Monteiro, fundador da TV Paulista e João de Scantimburgo, proprietário do Correio Paulistano. A concessão foi adquirida por 80 milhões de cruzeiros, valor extremamente elevado para a época. Além da concessão, foram adquiridos um pequeno lote de equipamentos entre os quais figurava algumas câmeras, uma torre e um transmissor. O sistema de tranmissão foi instalado na esquina da rua da Consolação com a Avenida Paulista, os estúdios na avenida Adolfo Pinheiro e a área comercial de administrativa na região do centro da cidade. A Excelsior entrou no ar em 9 de julho de 1960, com uma programação centrada em jornalismo, séries e filmes estrangeiros. Concorria com a TV Tupy e a TV Cultura, pertencentes ao empresário Assis Chateaubriand que comandava o complexo dos Diarios e Emissoras Associados; com a TV Paulista das Organizações Victor Costa, e com a TV Record da família Machado de Carvalho. Distinguia-se de suas concorrentes pela pontualidade nos horários de programação. Seu primeiro diretor artístico foi Álvaro Moya com o auxilio de Manoel Carlos e Abelardo Figueiredo.
A recém inaugurada emissora alugou o Teatro Cultura Artistica, em São Paulo, conseguindo assim estúdios e auditórios respeitáveis.. Com o novo espaço vieram novas atrações, entre elas programas humorísticos, de auditórios e musicais, como Brasil 60, com Bibi Ferreira. Primeira televisão brasileira a se utilizar tanto da programação horizontal, em que a mesma atração é exibida no mesmo horário todos os dias e a programação vertical, em que a atração que sucede a anterior visa manter o público desta por afinidade de conteúdo, torna-se dentro de seis meses de operação a líder de audiencia na cidade de São Paulo. Em 1962, constroi um grande estúdio no bairro da Vila Guilherme, em São Paulo e adquire equipamentos modernos.. Ainda neste ano, inovou no telejornalismo ao lançar o programa Jornal de Vanguarda, que, criado pelo jornalista Fernando Barbosa Lima, trazia vários locutores e comentaristas. Em 1963 comprou a concessão do canal 2 do Rio de Janeiro, até então pertencente à Rádio Mayrink Veiga, que nunca desenvolveu sua estação de TV. E assim, a Excelsior começa a implantar o conceito de rede de televisão no Brasil, visto que a TV Tupy de São Paulo encarava sua homônima do Rio como concorrente. A Excelsior usava da tecnologia do vídeoteipe, novidade na época, para distribuir programas que eram exibidos na mesma hora pelas TVs afiliadas. Também em 1962 se torna a primeira emissora no pais a tentar transmitir em cores. O sistema utilizado foi o NTSC americano e o primeiro programa em cores foi o Moacyr Franco Show. A TV Tupy somente transmitia em cores em 1964, quando começou a transmitir o seriado Bonanza aos sábados. A TV Record também começaria a transmitir em cores a partir do seriado Bonanza. O Sistema NTSC não decolou no Brasil, pois os receptores em cores eram muito caros.. A primeira transmissão oficial, já com o sistema Germano-Brasileiro PAL-M, foi realizado pela rede Record e TV Rio., em parceria com a Rede Globo, Rede Tupy e Rede Bandeirantes, a partir da TV Difusora de Porto Alegre que fazia rede com a TV Bandeirantes, em 1972, com a Festa da Uva de Caxias do Sul.
Com o passar do tempo, com o atraso em seus compromissos, perdendo 170 milhões de cruzeiros só em impostos, no dia 1º de outubro de 1970, com seu capital à beira da falencia, a Excelsior por fim, ruiu. Por volta das 18h40, Ferreira Neto invade o estudio, que estava trasmitindo o programa humorístico, e anuncia aos telespectadores que o governo decreta o fim da Excelsior. A emissora saiu do ar exatamente as 17h56 do dia 30 de setembro de 1970. Era o começo da TV Manchete, emissora com padrão diferenciado da Excelsior.

Nenhum comentário: