domingo, 15 de março de 2009

RIBEIRA - 264

CANTINFLAS
Era uma tarde de domingo quando eu tomei assento em uma das cadeiras daquele cinema, doido para assistir o filme que ouvira dizer ser uma fita magnifica. Nas poltronas ao lado, atrás, na frente, somente eu ouvia as pessoas ratardatarias que chegavam também para ver aquela tão magnifica obra. Era uma película norte-americana, mas a história se desenvolvia, no início e no seu final, em Londres. Seu nome era: "A Volta ao Mundo em 80 Dias", baseado em um livro de Julio Verne. Depois de muito alvoroço, gente passando - "Com licença" - e eu tendo que erguer os pés - "Droga!" - tudo se aquietou, a não ser por causa de alguém que resolvera acender um cigarro e fumar às escondidas. Em cima, chegava o lanterninha e mandava que o gajo apagasse o famigerado cigarro. Ficava só o mal cheiro para perturbar o que estavam por perto. O filme era longo. Longo demais. 170 minutos. Ora vejam só! Mas, que importa? Era a minha vez de ver toda uma história contada no cinema. No elenco, tinha uma penca de atores, alguns que eu nunca ouvira falar. No entanto, nos papeis principais estavam David Niven, um ingles fleumático, e um artista (zinho) que eu ainda não ouvira falar: Cantinflas. O rapaz fazia o papel de um auxiliar de David Niven. Um auxiliar pobre. Bem pobre, mesmo. Porém, essa figura me chamou a atenção pelo seu modo de desempenhar. E eu fiquei atento a tudo quando o rapaz - com um verdadeiro humor - conseguia fazer. O seu nome não me saiu da mente e cheguei a vê-lo em outras produções. Mesmo assim, nunca a altura desse deslumbrante filme.
Fortino Mario Alfonso Moreno Reyes, mais conhecido como Cantinflas, nasceu em Santa Maria la Redonda, cidade do México, em 12 de agosto de 1911. Foi o sexto de doze irmãos, o filho de Pedro Moreno Esquivel, carteiro, e Soledad Reyes Moreno Guizar. Além de ser conhecido como Cantinflas, foi também conhecido como El Mimo ou A Comédia de gabardine. De origem humilde, tinha sofrido da pobreza durante a sua infância. Ele cresceu no bairro de Tepito. Fez o curso de Medicina na Universidade do México para agradar o seu pai. Mesmo assim, durante os estudos começa a dar seus primeiros passos como um bailarino e ator profissional.
Ele trabalhou num circo e em breve o seu grande talento para a interpretação, a sua sensibilidade e a sua visão otimista do mundo o levou a criar o tipo de "Pelão" (homem vulgar e pobre do México, que marcou com as calças caídas, camisa em trapos, gravata amarrada no pescoço - uma espécie de Carlitos do cinema mudo americano -) e assim nasceu "Cantinflas. Assim começou a sua carreira de comediante. Charles Chaplin se admirou com o rapaz e chegou a chama-lo para trabalhar em um filme. No entanto não deu certo. Chaplin o considerava como o melhor comediante do mundo. Sua filmografia é extensa, realizando uma infinidades de papeis, variando de varredores de rua. Tem em seu crédito 50 filmes, entre os quais sao curtas, dois americanos e uma produção espanhola. A grande parte é mexicana. Sua primeira participação no cinema foi em 1936, no filme "Coração de Garoto" e a sua ultima vez foi em 1981, com os varredores. As decadas de 40 e 50 foram os mais produtivos para Cantinflas, tendo em 1946 assinado contratos com a Columbia Pictures. Sempre para Cantinflas era ver como um cidadão comum e ver como era visto entre o povo pobre do México. Quando abandou o mundo da arte ele se dedicou à instituições de caridade, de modo especial, às crianças. Sua morte aconteceu em 20 de abril de 1993. O seu funeral foi seguido por milhares de pessoas, tendo sido enterrado na cidade do México, na cripta da família Moreno Reyes. Entre os premios que recebeu em vida estáo uma estrela no Passeio da Fama, de Hollywood, o Globo de Ouro com sendo o de Melhor Ator por seu papel em A Volta ao Mundo em 80 Dias e os resultados alcançados ao longo de sua vida pela Academia Mexicana de Cinema. Em 27 de outubro de 1936 casou com Valentina Ivanova Zubareff, cuja origem era russa e permaneceu com ela até o dia de sua morte, no ano de 1966. No entanto, com Valentina, ele não teve filhos, tendo adotado uma criança em 1961 que pôs o nome de Mário Arturo Moreno Ivanova.
***

Nenhum comentário: