terça-feira, 17 de março de 2009

RIBEIRA - 266

JULIA ROBERTS
Julia Fiona Roberts nasceu a 28 de outubro de 1967, em Smyrna, Georgia, Estados Unidos. Hoje, tem 41 anos. Julia fará 42 anos em outubro. Filha de professores de arte dramática, que se divorciaram quando ela tinha 4 anos, deixou na adolescencia a pequena cidade de Smyrna, um pequeno subúrbio de Atlanta, onde nasceu e enfrentou a separação dos pais, ainda quando tinha 4 anos de idade, e seu pai, pelo qual tinha um grande carinho, morreu de cancer quando Julia tinha 9 anos. Embora seus pais tivessem montado uma oficina para atores antes de seu nascimento, ela cresceu para se tornar uma veterinária. Este sonho durou pouco, até Julia completar o Segundo Grau, aos 17 anos, quando foi promover a carreira de sua irmã Lisa em Nova York. Mudou-se para o apartamento dela, mas, em vez de frequentar as aulas, ia assistir as peças em cartaz na Broadway. Batizada como Julia Fiona Roberts, foi obrigada a escolher um pseudônimo quando resolveu tentar a carreira artística em Hollywood. Já havia uma atriz registrada como Julia Roberts no American Equity.
Trabalhou em lojas de sapatos, de sorvetes e como modelo fotográfico antes de seguir a tradição da família - seu pai, Walter Roberts, fundou em 1963 o Atlanta Actors and Writers Workshop, Mas, ao contrário do irmão, não se preocupou em obter formação clássica em arte dramática.
A persistencia de Julia levou-a a sua estreia no cinema, quando seu irmão, o ator Eric Roberts, convenceu o diretor Eric Masterson a lançá-la como atriz no drama "Sangue na Terra" (1988). Ela apareceu em filmes para a televisão de baixo orçamento, como Firehouse (1987) antes de adquirir um papel importante no drama "Satisfação" (1988), feito para a tv a Cabo. Isto a levou a um papel de grande destaque em "Três Mulheres, Três Amores" (1989), onde teve a oportunidade de rescimento da sua carreira, no papel de uma garçonete portuguesa de pizzaria, ela recebeu aplausos dos críticos por todo o país. Mas o seu reconhecimento como atriz veio no papel da filha da personagem de Sally Field em "Flores de Aço". Por seu ótimo desempenho, ganhou o Globo de Ouro e a indicação para o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Depois do sucesso em "Uma Linda Mulher", que lhe rendeu outro Globo de Ouro e outra indicação para o Oscar de Melhor Atriz, alcançou o status de estrela e passou a fazer exigências.
No mesmo ano, tentou se transformar em atriz dramática, vieram outros dois secessos "Linha Mortal" (1990) e o suspense "Dormindo com o Inimigo" (1991). Entretanto, um mar de problemas rondava a vida da atriz. Em 1991, logo após ter feito "Tudo por Amor", (1991), drante as filmagens de "Hook - A Volta do Capitão Gancho" (1991), quis melhores vestuários, carros e hoteis do que o protagonista Dustin Hoffman. Como trabalhava o tempo todo descalça no papel de Fada Sininho, pediu uma pessoa exclusivamente para lavar seus pés. Ao saber da excentrica solicitação, Hoffman ironizou: "Prefiro lavar meus próprios pés".
Mudou também o seu visual de mulher sensual, cortando as longas madeixas e tingindo os ruivos cabelos. Deixou de exibir seu lindo sorriso e adotou uma postura mais séria. Em 1993, Julia Roberts renasce mais madura e comemora a sua volta ao sucesso com o filme "O Dossiê Pelicano". Os dois filmes seguintes, os modestos "O Poder do Amor" (1995) e "Todos Dizem que te Amo" (1996), no entanto, não renderam uma boa bilheteria. Após o drama político "Michael Collins - O Preço da Liberdade" (1996), voltou a expressar alegria na comédia musical "Todos Dizem Eu te Amo", de Woody Allen. Não bastasse ser a atriz mais bem paga de Hollywood, e em 1997, lá estaria ela novamente no foco dos refletores com a comédia romântica "O Casamento do Melhor Amigo" (1997), sucesso jáa no fim-de-semana de estréia. que ganhou o respeito da crítica ao ser indicado ao Globo de Ouro; e com o paranóico suspense "Teoria da Conspiração" (1997), no qual trabalhou com Mel Gibson. Participou ainda de "Lado a Lado" (1998), e dos campeões de bilheteria "Um Lugar Chamado Notting Hill" - 1999 - e "Noiva em Fuga" - 1999 -. Seu trabalho nas telas que lhe rendeu muitos elogios do público e da crítica foi "Uma Mulher de Talento" (2000).
No momento, a atriz a atriz Julia Roberts comparece a premiere de "Duplicity" no Teatro Ziegfeld em Nova York. No filme, ela volta a contracenar com Clive Owen, com quem já trabalhou em "Perto Demais". A encantadora atriz ainda não perdeu a sua classe de mulher deslumbrante. O filme é apresentado durante toda esta semana de março (2009) e Julia aparece na passarela como a mulher fatal. Julia Roberts possui uma beleza atipica. Rosto fino, alta com belas pernas e com um lindo e ondulado cabelo ruivo, ela é mais que elegante. Seus grandes olhos castanhos e sua boca sensual são capazes de muita expressão, particularmente alegria quando ela abre um largo sorriso ou riso incontido. Em 2001, foi premiada com o Oscar de melhor atriz e com o passar dos anos, em 2004, ela anunciou que estava grávida de gêmeos e deu à luz a Hazel Patricia e Phinnaeus Walter, no dia 28 de novembro do mesmo ano. Por causa do filhos ela disse que iria abandonar a carreira. Não cumpriu a promessa, pois estreou na Broadway em 2006 com a peça "Tres Dias de Chuva". Essa foi a sua primeira atuação no grande palco de Nova York, e seu trabalho foi bem recebido pelos críticos. No dia 18 de junho de 2007, Julia deu à luz ao seu terceiro filho, Henry Daniel Moder. Para o nao de 2009, já tem o lançamento do seu último filme "Duplicidade". Evem mais aí. Julia já conquistou tres Oscar e seis Globo de Ouro. É só esperar para ver.
---

Nenhum comentário: