quarta-feira, 25 de março de 2009

RIBEIRA - 274

ALEXANDRA MARIA LARA
Depois que ela fez o papel da secretária de Hitler em "A Queda", todos querem filmar com Alexandra Maria Lara, estrela do novo filme de Francis Ford Coppola. Seu sucesso lá fora, no entanto, não se repete na Alemanha.
Nascida em Bucareste, em 1978, Alexandra Maria Lara fugiu com seus pais do regime de Ceausesco quando tinha 4 anos. Criada em Berlim, Alexandra Maria Platareanu mudou seu nome para Lara em homenagem à amante de Omar Sharif em "Dr. Jivago". No cinema, ela foi descoberta pela diretora alemã Dorris Dorrie, no filme "Nu", em 2002. Dois anos mais tarde, no papel de Traudl Jung, a secretária de Hitler em "A Queda", chegava sua hora de estrela. A partir de então, os convites para filmar com renomados diretores internacionais não pararam mais de chegar.
Alexandra Maria Lara, a menina com olhos de gazela, é considerada hoje a grande promessa alemã para Hollywood. A imprensa de seu país, no entanto, não divide a mesma opinião dos famosos diretores. Incentivada pelo seu pai, o ator Valentin Platareanu, que chegou a ser vice-diretor do Teatro Nacional na Romênia de Ceausescu, a atual namorada do ator britânico Sam Riley começou sua carreira em séries de televisão alemã aos 11 anos de idade. Ao desfilar no tapete vermelho de Hollywood ao lado do ator Bronu Ganz, que fez o papel de Hitler em "A Queda", candidato ao melhor filme estrangeiro no Oscar de 2005, não somente Coppola deixou-se encantar por seus talentos. Desde então caíram convites internacionais. Somente no ano passado, Maria Lara atuou no novo filme do diretor americano Spike Lee, "Milagre de Sant'Ana", na produção britânica "Controle", do holandês Anton Corbijn sobre a vida do vocalista Ian Curtis: em "Poeira do Tempo", do grego Theo Angelopoulos; e no novo filme de James Ivory, "Cidade do Seu Destino Final".
Além de sua participação no júri do Festival de Cannes em 2007, seu desfile no tapete vermelho hollywoodiano também lhe valeu o convite para estrelar no novo filme de Francis Ford Coppola. Apesar de dizer que adora filmar no seu país, Alexandra Maria Lara não participou de nenhuma produção alemã nos ultimos anos. Com tanto trabalho, ela recusou o comvite de Tom Cruise para participar de seu novo filme rodado na Alemanha, "Operação Valquíria", onde deveria novamente fazer um papel de uma secretária.
---

Nenhum comentário: