sábado, 3 de janeiro de 2009

RIBEIRA - 222

O PRIORADO DO SIÃO
O Priorado do Sião teria sido uma sociedade secreta fundada em Jerusalém, em 1099, que jurara proteger um segredo acerca do Santo Graal, uma lenda que teria sido a própria Maria Madalena, a única mulher além de Maria, mãe de Jesus presente na crucificação de Jesus Cristo. Ísso é uma lenda que os autores de livros defendem ou não a hipotética descendencia humana de Jesus Cristo. Sendo a lenda, Jesus teria credenciado Maria Madalena como sua "herdeira" na sucessão do que, mais tarde, seria a Igreja. E Madalena, após a morte de Jesus, migrou para a França como o chamado Santo Graal que seria o fruto da união com Jesus. O Priorado de Sião foi declarado legalmente como uma associação francesa a 20 de julho de 1956. O pedido de autorização de constituição foi efetuado a 7 de maio de 1956, na Sub-Prefeitura de Polícia de Saint-Julien-en-Genevois (Alta Sabóia), mediante uma carta assinada pelos seus fundadores. O objeto da sociedade era "a constituição de uma órdem católica, destinada a restituir numa forma moderna, conservando o seu caráter tradicionalista, o antigo cavaleiro, que foi, pela sua ação, a promotora de um ideal altamente moralizante e elemento de um melhoramento constante das regras da vida da personalidade humana".
A sociedade do Priorado de Sião teria contado entre os seus membros com um grande número de personágens da História mais ou menos ligadas ao ocultismo e às artes e ciencias, incluindo Nicolas Flamel, Leonardo da Vinci, Isaac Newton, Claude Debussy, Victor Hugo, Jean Cocteau, etc. O Priorado era a organização que agira nos bastidores por detrás de outras organizações como os Templários ou Ordem dos Templários, uma das mais famosas das Ordens Militáres de Cavalaria, os Rosa-Cruzes e os franco-maçons. O Santo Graal seria o "sangue real" de Cristo, ou seja, a linhagem dos seus hipotéticos descendentes.
É frequente ver-se referida a obra de Thomas Malory, em A Morte d'Artur como uma prova de que certos autores madievais teriam usado a expressão sangue real. Neste romançe sobre o Graal figura em abundância a expressão sangue real, mas também surge por vezes a expressão saynt greal. Deste modo, fica claro de Malory concatena por vezes as palavras saynt e greal para construir a construção sangue real, sempre com o significado de "Santo Graal".
A Abadia de Nossa Senhora do Monte Sião é uma congregação monacal do século XI, Foi fundada em Jerusalem em 1099. Em 1149, quando do regresso da Cruzada, o rei Luís VII trouxe consigo alguns monges da Abadia do Monte Sião que se fixaram no priorado, propriedade da casa de Jerusalém.. Esta doação foi confirmada pelo Papa Adriano em 1158. Contudo, na Terra Santa , a Abadia subsistiria por pouco mais de um século. Os religiosos que alí ficaram, foram morrendo até o ano de 1291. Alguns monges que rstavam, se mudaram para a Sicília. Na história dessa pequena Abadia nada existe que a relacione com Maria Madalena ou com os Templários.

Nenhum comentário: