segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

RIBEIRA - 240

SÃO PAULO
Sao Paulo comemorou, ontem, 454 anos de sua fundação. Quando foi fundada, São Paulo era apenas uma vila: Vila de São Paulo de Piratininga que os jesuitas criaram o seu Colégio , chamado de Pátio do Colégio, hoje, um sítio arqueológico onde foi levantada a primeira construção da atual cidade de São Paulo. Por mando de Portugal, o padre Manuel da Nóbregae o então noviço José de Anchieta resolveram estabelecer um núcleo para fins de catequização de indíginas do Planalto. O Pátio do Colégio é o marco inicial no nascimento da cidade. O local, no alto de uma colina entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú, foi escolhido para iniciar a catequisação dos indígenas. Em 25 de janeiro de 1554 foi realizada em suas dependencias - uma cabana coberta de folhas de palmeiras ou de sapê - a missa que oficializou o nascimento do colégio jesuita.
O povoamento da região teve início em 1560, quando, por ordem de Mem de Sá, governador-geral da colônia, mandou a população da vila de Santo André da Borda do Campo para os arredores do colégio. O nome Colégio de São Paulo foi escolhido porque no dia 25 de janeiro a Igreja Católica celebra a conversão do apóstolo Paulo de Tarso. Desta forma, a vila de Santo André da Borda do Campo foi extinta, e São Paulo foi elevada à categoria de vila. São Paulo permaneceu, durante os dois séculos seguintes, como uma vila pobre e isolada do centro de gravidade da colônia, que se mantinha por meio de lavouras de subsistência. Por ser a região mais pobre da colônia, em São Paulo teve início a atividade dos bandeirantes, que se dispersaram pelo interior do País à caça de índios, de ouro e de diamantes. A descoberta do ouro na região de Minas Gerais fez com que as atenções do reino se voltassem para São Paulo, que foi elevada a categoria de cidade em 1711. Quando o ouro esgotou, no final do século XVIII, teve início o cíclo paulista do açúcar, que se espalhou pelo interior da província, e a cidade de São Paulo tinha a finalidade de escoar a produção para o porto de Santos, localizado no municipio de Santos, n Estado de São Paulo.
Com o crescimento industrial da cidade, no século XX, a área urbanizada da cidade passou a aumentar, sendo que alguns bairros residenciais foram construidos em lugares de chácaras. O grande surto industrial deu-se durante a Segunda Guerra Mundial devido a crise na cafeicultura e às relações ao comércio internacional, o que fez a cidade ter uma taxa de crescimento muito elevada até os dias atuais. São Paulo é a cidade mais multicultural do Brasil e uma das mais diversas do mundo. Desde 1870, aproximadamente 2.3 milhões de imigrantes chegaram ao estado, vindos de toda parte do mundo. Atualmente, é a cidade com as maiores populações de orígens étnicas italiana, japonesa, espanhola e libanesa fora dos seus países respectivos, e com o maior contingente de nordestinos (brasileiros) fora do Nordeste.

Nenhum comentário: