sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

RIBEIRA - 228

MADADELA: O SANTO GRAAL
Os pintores, artistas da Idade Média, como Caravaggio, em 1596, autor dessa tela (foto), se preocuparam em mostrar Maria Madalena, esposa de Jesus, de forma com uma gravidez bem acentuada. Em outras pinturas por outros artistas, se vê, também, Madalena amparada por Jesus. já com o ventre que apresenta ser de uns oito meses. Tais fotos estão espostas em uma Igreja da Escócia. Um outro quadro, de Boticcelli, de 1467, vê-se Madalena gestante aparentemento aos quase nove meses. Um outro quadro, pintura de Rogier van der Weyden, de 1450, Madalena também aparece em estado de gravidez. Uma pintura do século 14, de pintor desconhecido, apresenta Madalena recostada com a cabeça do colo - bem na cintura - do Mestre, como se estivesse ouvindo o que Ele dizia, com os seus olhos fechados. O pintor italiano Simone Martini, em 1333, colocou Madalena no centro emocional da cena, onde a cruz de Jesus forma um perfeito X bem acima do ventre de Madalena. O "X", na linguagem simbólica, representa a junção do Masculino (espada) com o Femenino (cálice).Na pintura de Rogier vê-se bem a aliança de casamento no dedo da mão esquerda de Madalena, mostrando que ela era casada com o Rabi.
Em dezembro de 1945, na cidade de Nag Hammadi, no Alto Egito, foram descobertos 52 textos, escondidos em potes de barro no que resultou numa espantosa descoberta arqueológica. Reconhecidos como autênticos por especialistas do mundo inteiro, os textos encontrados foram identificados como os Evangelhos de Tomé, Felipe, Maria Madalena, as Epístolas de Pedro a Felipe, o Apocalípse de Pedro, o livro secreto de João, o Livro Secreto de Tiago, o Apocalípse de Paulo, o Evangelho da Verdade, o Evangelho dos Egipsos, além de vários textos menores, poemas e orações. Nenhum dos Livros atualmente aceitos como parte da Bíblia são escritos originais, sendo cópias de cópias de períodos bem posteriores. Alguns dos escritos de Nag Hammadi, entretanto, são originais ou cópias, todos do período bem proximos dos primeiros anos após a vida de Jesus. No Evangelho de Felipe há uma passagem em que a posição de Maria Madalena fica evidente: "...a que acompanha o Salvador é Maria Madalena. Mas Cristo amava-a mais que a todos os discipulos e costumava beijá-la (frequentemente) nos lábios. Os outros discipulos se ofenderam e desseram-lhe: 'Por que tu a amas mais do que a nós?" O Salvador respondeu e disse-lhes: "Por que eu não os amo como amo a ela?". (Felipe, 63:32, 64:5)
O epíteto "madalena" provém de magdaleder que significa literalmente "TORRE DO REBANHO" ou a torre da qual o pastor subia para observar e guardar seu rebanho. É sabido que Maria Madalena detinha uma posição influente entre os seguidores de Jesus. Entre as mulheres sua ascendência hierárquica não deixa a menor dúvida, pois ela era sempre citada em primeiro lugar. Entre os apóstolos também, pois foi a primeira a quem Jesus se revelou após a crucificação e foi, por ele, encarregada de levar essas notícias aos demais apóstolos.
O profeta Miqueias vislumbrou da maneira mais clara possível a importância e destino de Maria Madalena, referindo-se a ela, inclusive, pelo seu epíteto, magdaleder (Torre do Rebanho).: "E tu, torre do rebanho, nebulosa filha de Sião, (o Senhor) virá até junto a ti; e virá até junto de tí o supremo poder, o reino da filha de Jerusalém. Por que te abandona a tristeza? Porventura não tens rei, ou pereceu o teu conselheiro, pois se apoderou de tí a dor, como da que está com dores de parto? Porém afligi-te e atormenta-te, filha de Sião, como uma mulher que estás de parto, porque agora sairás da tua cidade, e habitarás numa região (estrangeira), e irás até a Babilônia; Mas lá serás livre; lá te resgatará o Senhor da mão dos teus inimigos. (Miquéias 4;8-10).
A profecia de Miquéias deixa claro que o reino da filha de Jerusalém (esposa do Rei-Jesus) teria que ser interrompido, e ela sofreria as dores do parto numa terra distante. Com o passar do tempo, entretanto, essa visão foi violentamente combatida e caiu quase no esquecimento.
A descendência de Jesus e Maria Madalena foi mantida em segredo para que fosse protegida, inicialmente, da perseguição romana. Assim, logo após a partida de Jesus, nota-se que quase nenhuma referencia se fez à família ou pessoas intimamente ligada a Jesus. Isso é especialmente verificado nos Atos dos Apóstolos em que não se faz referencia a Maria Madalena, Maria-mãe, os irmãos de Jesus. A Dinastia Sagrada, o sangue real eram os descendentes de Maria Madalena e Jesus, ela passou a ser conhecida como portadora desse sangue real ou Santo Graal. Isto é, Madalena era tida como o "cálice" que trouxe em sí o "sangue" ou a descendencia de Jesus.
Há uma forte tradição na região de Provença, na França, que reconhece a chegada de Maria Madalena , acompanhada de seus irmãos Marta e Lázaro, de José de Arimatéia, Maria Mãe de Jesus e outras pessoas.Esta visão da história está em perfeita consonância com os registros reconhecidos e aceitos. Existe esse conhecimento, baseado na tradição local, de que Maria Madalena, vindo do Egito, chegou também acompanhada de uma menina, cuja tez era morena, brozeada pelo sol do escaldante Vale do Nilo, logo despertara a atenção de todos. A menina de chamava Sara e, já na França, lhe depositaram o sobrenome de Kali, o que significa pele escura. Desde então ha uma forte adoração a moça, Sara, em todo o sul da França
Suspeitata-se, inclusive, que a imagem de Sara (escura) tenha chegado ao Brasil, via Sul da França e seu culto desencorajado por algum padre local que obrigou que se lançasse a imagem no rio. Logo após, a imagem foi encontrada por pescadores e venerada como Nossa Senhora Aparecida, hoje, Padroeira do Brasil.

Nenhum comentário: