domingo, 11 de janeiro de 2009

RIBEIRA - 230

MULHER CELTA
A Cultura Hallstatt foi a primeira das várias culturas existentes na Idade do Bronze. As regiões ocidentais desta cultura entre a França e a Alemanha do Leste, já falavam a língua celta. Por volta do ano 600 a.C., o grafólogo grego Heródotus escreve sobre os Celtas colocando-os para além do "Pilares de Hércules" (a Espanha) e acima do Danúbio. O nome "Celta" surgiu da tribo dominante dos Hallstatt, e tornou-se um conceito unificador para toda a cultura. Segundo historiadores, a terra de orígem dos Celtas era uma região da Áustria, perto do sul da Alemanha. Dalí, os Celtas expandiram-se pela maior parte da Europa Continental e Britânia. Na sua expansão os Celtas abrangeram áreas que vão desde a Espanha à Turquia. Tomando posse de quase toda a Europa, os Celtas dividiram esse continente em três partes: a Central (terra de Teut), a Ocidental (terra baixa) e a Oriental (terra alta); tudo o que estava a Norte dessas regiões denominavam o limite das almas, que ía do rio Don às Colunas de Hércules (Espanha); aquele Don que os antigos franceses chamavam de Tanais e que era baliza para a Rússia, chamada pelos Celtas de Terra do Cavalo.
Ainda em relação a este assunto, que liga os povos célticos, está a palavra ask, de onde vem a denominação geral asktan dada a vários povos. Ora, entendia-se por Trasks os Asks orientais, por Tosks os Asks meridionais e por Vasks os Asks ocidentais - daí, toscanos, estruscos e vascos.Os Celtas dominaram a Europa Central e Ocidental por milhares de anos. Mas só mais recentemente os Celtas influenciaram a Europa no seu desenvolvimento, a nível cultural, linguistico e artistico. Os Celtas com grupo e raça, há muito que desapareceram, exceto na Irlanda e nas Terras Altas da Escócia. Desde o domínio romano, instigado pelo catolicismo, as culturas druídica e celta fforam alvo de severa e injusta repressão, que fez com que fossem apagados quaisquer tipo de informação a respeito delas embora que na história de Roma conste que Júlio César reconhecia a coragem que os druidas e celtas tinham em enfrentar a morte em defesa de seus princípios. A bravura dos Celtas em batálha é lendária. Eles desprezavam com frequencia as armaduras de batalha, indo para o combate de corpo nu. Os homens e as mulheres na sociedade Celta eram iguais.A igualdade de cargos e desempenhos eram considerados iguais em termos de sexos.As mulheres tinham uma condição social igual á dos homens sendo muitas vezes excelentes guerreiras, mescadoras e governantes.
Os celtas transmitiram sua cultura oralmente, nunca escrevedo a sua história ou o seus fatos. Isto explica a extrema falta de conhecimento quanto aos seus contatos com as civilizações clássicas da Grecia e Roma. Os Celtas eram na generalidade bem instruidos, particularmente do que diz respeito a religião, filosofia, geografia e astronomia. Com relação ao Brasil, existe na lígua celtica "braazi" o que representava "terra grande". Por outro lado, sabe-se que uma Insulla Brazil já existia em antigos mapas bem antes da viagem de Pedro Alvares Cabral.
As literaturas no gaélico, no galês ou no bretão, exerceram influência através da Poesia Pastorial e dos Romaces de Cavalaria (a saga do Rei Arthur e a busca do Santo Graal - Maria Madalena e sua filha, Sara, do casamento com Jesus), das Ciências Herméticas ou Ocultas, da Adivinhação e da Cultura Rúnica, até a formação ideológica das elites em Ordens de Cavalaria e Confrarias (do estilo Rosa-Cruzes (símbolo de Madalena e Jesus - rosa e cruz) e da própria Maçonaria. Vários estudiosos pões o kardecismo (de Kardec, antigo poeta esotérico celta) como um sistema filosófico-espiritual do eixo telúrico-cósmico desenvolvido na essencia mística dos Celtas.. Aliás, Allan Kardec é pseudônimo do estudioso francês Léon Rivail (1804-1869) que continuou a doutrina céltica no que à transmigração das almas e dos Espíritos diz respeito.
E, antes dele, já os essenios, os nazarenos e outras seitas judeu-paletinas o haviam feito. Os povos Celtas, em cinco grupos, entraram na velha província romana, chamada de Lusitânia, pelo Algarve entre os rios Sado e Tejo, entre a Estremadura e o Cabo Carvoeiro pelo centro e pelo norte. Desta forma, nem Roma Imperial conseguiu vencê-los na Grã-Bretanha. Foi grande a contribuição dos povos Celtas para a Cultura Portuguesa. Os cerimoniais célticos tinham um conteúdo "sagrado" pois neles havia uma comunhão muito grande entre o homem e a natureza. Esse lado sagrado e mais aínda os exercícios de alguns rituais rústicos com os participantes despidos foram motivo de escândalo para os católicos que os viram pela primeira vez, chamou de uns rituais satânicos.

Nenhum comentário: