sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

RIBEIRA - 235

ECTOPLASMA
Ectoplasma, na acepção da parapsicologia designa supostamente uma espécie de vapor esbranquiçado que sai do alegado Pisiquico (medium), mais frequentemente pela boca, mas que pode sair por qualquer parte do corpo. É também supostamente sensível a determinados impulsos, se exterioriza a partir do corpo de determinados indivíduos com características especiais (Psíquico), permitindo a materialização de corpos humanos distintos daquele de onde saiu ou de membros tais como mãos, rostos e bustos. Não existem evidências científicas que corroborem sua alegada existência.
O Ectoplasma é uma substância fluídica, de aparencia diáfana, sutil, que flui do corpo deum médium apto a produzir fenômenos fisicos, principalmente a materialização. O termo ectoplasma foi criado por Charles Richet, Nobel de Medicina em 1913, ao descrever as experiências científicas sobre os fenômenos de materialização produzidos pela médium Eva Carrière (foto), em Argel, em 1903. Eva Carrière, cujo nome verdadeiro era Marthe Beráud,, foi uma médium francesa de efeitos físicos. O professor italiano Imoda, em seu livro Fotografias de Fantasma, publica uma teoria elaborada a partir das experiências de ideoplastia que realizou com Charles Richet, onde propõe três formas para o ectoplasma: a invisível, a fluídica-visível e a concreta. Posteriormente, Gustave Geley, fundador do Instituto Metapsiquico Internacional de Paris, constatou nas sessões de materializações que o ectoplasma, ainda na forma invisível, girava em torno das pessoas antes da produção dos fenômenos. O Professor Geley afirmava que, nestas sessões, que realizou na Europa e nos Estados Unidos junto a outros cientistas, Espíritos, ou operadores como Geley os chamava, agiam sobre o cérebro do médium, para provocar emanações do ectoplasma invisivel, que ía se acumulando até que fosse empregado por esses mesmos espíritos para produzirem diversos tipos de fenômenos mediúnicos de efeito físico, tais como a matearialização e a levitação, por exemplo.
O ectoplasma é observado como um fenômeno natural mediúnico que produz uma substância etéria (semi-material) com a propriedade ou possibilidade de adensar-se até ficar ao alcance dos cinco sentidos humanos, tornando-se visivel, tangível e, ainda, sob o influxo da vontade dos espíritos, moldável, assumindo a forma e algumas caracteristicas de objetos ou seres orgânicos, inclusive corpos humanos completos.

Nenhum comentário: