sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

RIBEIRA - 395

- SALOMÉ -
Neta de Herodes, o Grande, Salomé era filha de Herodes Filipe e Herodias, tendo sido criada na corte do tio, Herodes Antipas. No Novo Testamento ela é apontada como responsável pela execução de João Batista. Praticamente não há fontes históricas sobre essa personagem, de tal sorte que a referência mais substancial sobre ela continua sendo os Evangelhos. Nos relatos de Mateus e Marcos, que em muito se assemelham, descreve-se uma festa no palácio de Herodes Antipas, na qual Salomé, sobrinha e enteada do Tetrarca, dança para ele. Entusiasmado com o espetáculo, Antipas (provavelmente embriagado) comprometeu-se a lhe dar a recompensa que ela houver por pedir. É quando intervém Heródias, mãe de Salomé. Ela odeia João Batista, então preso nas masmorras do palácio, porque ele a acusa de adultério, por ter deixado seu esposo, Herodes Filipe, para juntar-se ao irmão dele, Antipas. Herodias instrui a filha para que peça a cabeça do profeta e ela assim o faz. Ao Tetrarca, que empenhara sua palavra, não resta outro recurso senão atender à exigência da sobrinha, ainda que isso o constranja, pois receia as consequências dessa decisão, haja vista o prestígio de João junto ao povo. Aliás, este é o motivo que Josefo apresenta quando trata da prisão do Batista. É o receio de que a crescente popularidade de João, no seio dos humildes, sobretudo os camponeses, possa conduzir a uma sublevação popular, que leva o Tetrarca a adotar uma medida preventiva, mandando prender o profeta. Cumpre destacar que, ao tratar da prisão de João Batista, Josefo não faz qualquer referência a Salomé ou ao banquete onde, segundo os Evangelhos, se teria decretado sua execução. A história de Salomé, como é contada pelos evangelistas, tem sido objeto de inspiração para vários escritores de ficção, dentre os quais , o argentino Vargas Vila e o irlandês Oscar Wilde. Salomé, ópera em um ato de Richard Strauss, é baseada na peça de Oscar Wilde.
Flávio Josefo, ou apenas Josefo, após se tornar cidadão romano, como Tito Flávio Josefo, foi um historiador e apologista judaico-romano, descendente de uma linhagem de importantes sacerdotes e reis, que registrou in loco a destruição de Jerusalém, em 70 d.C., pelas tropas do imperador romano Vespasiano, comandadas por seu filho Tito, futuro imperador. As obras de Josefo fornecem um importante panorama do judaísmo no século I.
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