sábado, 5 de dezembro de 2009

RIBEIRA - 397

- MOISÉS -
Moisés foi (ou teria sido) um profeta que nasceu no ano 1592 a.C.. Profeta isralense da Bíblia Hebraica (conhecida pelos cristãos como o Antigo Testamento), da tribo de Leví. De acordo com a tradição judaico-cristã, Moisés foi o autor dos 5 primeiros livros do Antigo Testamento (Pentateuco). É encarado pelos judeus como o principal legislador e um dos principais líderes religiosos. Para os mulçumanos, Moisés foi um grande profeta. Segundo o Livro do Êxodo, Moisés foi adotado pela filha do Faraó Seth, Thermuthis, que o encontrou enquanto se banhava no rio Nilo - tem aqui a primeira junção entre pricesa e tomar banho - e o educou na corte como principe do Egito. Aos 40 anos, após ter matado um feitor egípcio levado pela "justa cólera", é obrigado a partir - ? - para o exílio a fim de escapar à pena de morte. Fixa-se da região montanhosa de Midiã, situada a leste do Golfo Acaba. Por lá acabou casando-se com Séfora e com ela teve um filho chamado Gérson. Quarenta anos depois, no Monte de Horebe, ele deparou-se com uma sarsa ardente - mulher? - que queimava mas não se consumia - vontade? - e assim é finalmente "comissionado pelo Deus de Abraão" - existe outro deus? - como o "Libertador de Israel". Ele conduziu o povo de Israel até ao limiar de Canaã - "terra da fartura" - a Terra Prometida a Abraão. No inicio da jornada, encurralados pelo Faraó, que se arrependera de tê-los deixado partir, ocorreu um dos fatos mais conhecidos da Biblia: a divisão das águas do Mar Vermelho, para que o povo, por terra seca, fugisse dos egípcios. - Mar Vermelho simboliza um sexo feminino. A divisão das águas simboliza a penetração; o povo a fugir, simboliza os espermatozoides a procura do óvulo - que tentando o mesmo, se afogaram - isto é: o destino dos demais espermatozoides. Eles se afogam no "mar" que fica no meio deles. -Em palavras simples: Moisés foi feito pela princesa às margens do Rio Nilo; Depois, teve relação com uma mulher representada por sarsa que queimava de vontade. Quando Moises penetrou à moça abriu-se o mar - "vermelho" está explícito. - Logo no início da jornada - ? - no Monte Horebe, na Península do Sinai, Moises recebeu - ? - as Tábuas dos Dez Mandamentos. - Outra composição da história: jornada representa o inicio da coabitação e recebeu representa que teve sinal que seria pai novamente - Recebeu de Deus de Abraão, escrito "pelo dedo de Deus". Ou seja: Ele, na verdade fecundou a moça que teve o prazer de lhe dizer - Dedo de Deus -.As tábuas eram guardadas na Arca do Concerto. - Nada mais claro de que foi no ventre; Arca do Concerto. - Em seguida os israelenses vaguearam pelo deserto durante 40 anos - o tempo do parto - até chegarem a Canaã.
Durante 40 anos, conduz o povo de Israel na perigrinação pelo deserto. Moises morre aos 120 anos, após contemplar a terra - ver a mulher - de Canaã no alto do Monte Nebo, na Planície de Moabe.
Na verdade, tal Moises nunca existiu. Ele faz parte de uma história contada pelos sumérios que viveram muito tempo antes do povo israelita. Apesar de não existir como nação, os israelitas formavam as tribus de Sem, bem lembrado como semitas, e adoravam vários deuses. Com o passar do tempo, Abraão se ressentiu em adorar deuses e procurou adorar somente a um Deus. Mesmo assim, não se tem notícia exata de que Abrãao existiu, pois ele era tido como mercador e, no seu tempo os camelos eram animais que viviam soltos, sem domesticar. Paira assim a dúvida sobre Abraão e, de Moises, nem se fala pois na Suméria já havia um Moisés. Esse segundo Moises foi transcrito pelos escribas que tiveram 400 anos para escrever o livro de Velho Testamento.
----

Um comentário:

JANE FREITAS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.