terça-feira, 22 de dezembro de 2009

RIBEIRA - 412

- PRESÉPIO -
Eu ainda me lembro de quando menino costumava passear pelas ruas próximas à Catedral da Apresentação vendo as casas onde tinham armados os seus presépios. Eram casas simples ou mesmo de gente rica. Todos faziam seus presépios nesse tempo de natal. E eu percorria as ruas Santo Antônio, Paço da Pátria, Vigário Bartolomeu e outras próximas ou distante da Igreja da Apresentação. Era cada qual o mais suntuoso dos presépios que me admirava sobejamente na minha idade de criança ou mesmo juvenil. Na rua Santo Antônio morava uma tia minha e era lá para onde eu ia ver de perto o seu presépio com a recomendação de não pegar nos santos que estavam exposto, bem como no menino-jesus, bem pequeno igual a uma criança recem nascida. Eu a tudo admirava até porque na minha casa, a minha mãe também armava o seu presépio, apesar de ser mais simples do que os que via pelas ruas da Cidade. As pessoas procuram dar o máximo de si para ter um presépio que representasse , na verdade, o que foi o ambiente onde Jesus nasceu, quando nasceu. Os presépios armados na Catedral e em outras Igrejas, como a do Bom Jesus, Santo Antônio ou de São Pedro eram igualmente suntuosos. Eu preferia ver de perto o presépio da Igreja da Catedral, onde tinha um anjinho, quieto, à frente de todos os outros personágens que agradecia quando alguem colocava uma moeda de dois mil reis ou dois reais no tempo de hoje. O anjinho balançava a sua cabeça, de forma moderada, como quem estava a agradecer aquele óbulo dado pelo fiel. Aquilo me entusiasmava só de poder ver o anjinho a agradecer o favor recebido. Os tempos se foram, mudaram as coisas, o comércio faz do natal uma forma de vender mais pelos "melhores" preços, mas eu não esqueço no meu antigo natal.
A palavra presépio tem o seu significado; Presépio significa curral, estábulo, lugar onde fica o gado. Os cristãos já comemoravam o nascimento do menino Jesus desde o século III, mas a tradição do presépio como é hoje originou-se no século XVI. Antes desta data o nascimento de Jesus era representado através de mosaicos no interior das Igrejas e dos têmplos no século VI. Só no século seguinte que foi construída a primeira gruta no Ocidente mais precisa em Roma.. Mas foi São Francisco que teve a idéia de esculpir imagens em barro para representar o nascimento de Jesus. Desde essa época os presépios começaram a fazer parte da decoração natalina. Hoje a árvore de natal, os hinos e o presépio são representações usadas pelo mundo como forma de celebrar o natal, todas as famílias tem o mesmo costume e a mesma tradição que vem passando de geração em geração por muitos anos. Algumas obras valem verdadeiras fortunas que artistas famosos deixaram, mas o seu verdadeiro valor está no coração das pessoas que acreditam em Deus e no nascimento do menino Jesus. O presépio não é apenas um enfeite de natal cristão, mas é a representação do que aconteceu a séculos atrás para que a humanidade fosse salva dos seus pecados. Por isso, para os cristãos o presépio é tão importante.
---
Veja também:

Nenhum comentário: