sábado, 19 de dezembro de 2009

RIBEIRA - 409

- COMUNICAÇÃO -
As pessoas tende a buscar uma comunicação com os seus entes mortos. E é por isso que procuram meios sobrenatuais para tal. Em se comunicar com alguém que está morto, a pessoa admite que o seu ente não está verdadeiramente morto. Apenas está adormecido ou mesmo, em outra dimensão que pode ser até bem perto de quem suplica. Assim é a vida. A vida após a morte que os espíritas dizem ser a vida após a vida. O Tabuleiro de Ouija é qualquer superfície em que se coloca um indicador móvel, utilizada supostamente para a comunicação com espíritos. Os participantes colocam os dedos sobre o indicador que então se move pelo tabuleiro para responder perguntas e enviar mensagens. Na verdade, há um jogo de tabuleiro registrado no Despartamento de Comércio dos Estados Unidos com o nome de Ouija, mas a designação passou a servir a qualquer tabuleiro que se utiliza da mesma idéia.
No Brasil, há uma variante conhecida como a brincadeira do copo ou o jogo do copo, em que um copo faz as vezes do indicador para as respostas. Existem também apoios para a utilização de láspis durante as sessões.
O princípio que baseia o tabuleiro de Ouija ficou conhecido depois de 1848, ano em que duas irmãs norteamericanas, Kate e Margaret Fox, supostamente contactaram um vendedor que havia morrido anos antes e espalharam uma febre espiritualista pelos Estados Unidos e Europa. Ha também indícios de que o principio teria sido aperfeiçoado por um espiritualista por volta de 1853, chamado M. Planchette, que teria inventado o indicador de madeira que é utilizado até hoje. Cientistas e céticos em geral atribuem o funcionamento do tabuleiro de Ouija ao efeito ideomotor. Segundo eles, as pessoas participantes da sessão involuntariamente exercem uma força imperceptivel sobre o indicador utilizado, e a conjunção da força exercida por várias pessoas faz o objeto de mover. Alguns espiritualistas que acreditam que é possível fazer contato real com o mundo dos mortos argumentam que para vendar os olhos dos participantes da mesa prejudica suas supostas capacidades mediúnicas. A idéia que fundamenta o argumento é que o espírito utilizaria os sentidos do participante durante as sessões. A maioria dos adeptos dessa teoria acredita que o tabuleiro não têm poder em si mesmo, servindo apenas como ferramenta para o médium se comunicar com o mundo dos espíritos. A doutrina espirita orienta que estas práticas sejam evitadas uma vez que são utilizadas para curiosidade em geral.
E atenção: Nunca pergunte a um espírito se alguém irá morrer, pois ele mata.
Veja também:

Nenhum comentário: