terça-feira, 23 de dezembro de 2008

O RADIO - 212

O RÁDIO
Nos ídos de 1950, em Natal, Rn, quem tinha um rádio era uma pessoa rica. Muito rica, mesmo. O rádio era uma fonte de informação e diversão. Na rua onde eu morava só havia um rádio. Era em uma casa de um funcionário do Hospital Miguel Couto que, hoje, é chamado de Hospital Onofre Lopes, ligado a Universidade Federal. Além desse, tinha um médico-dentista que, em sua casa, também tinha um rádio até porque o homem era um rádio-amador, e foi o primeiro rádio-amador do Estado.
O rádio é um sistema de comunicação através de ondas eletromagnéticas propagadas no espaço.Que por serem de comprimento diferente são classificadas em ondas curtas de alta frequencia e ondas longas de baixa frequencia, assim, utilizadas para fins diversos. Entre essas duas ondas, temos as ondas médias, frequencia modulada, FM, e outras mais. Os sistemas de rádiocomunicação normais são formados por dois componentes básicos: Transmissor - composto por um gerador de oscilações, que converte a corrente elétrica em oscilações de uma determinada frequencia de rádio; um transdutor que converte a informação a ser transmitida em impulsos elétricos equivalentes a cada valore um modulador, que controla as variações na intensidade de oscilação ou na frequência da onda portadora, sendo efetuada em níveis baixo ou alto.Quando a amplitude da onda portadora varia segundo as variações da frequencia e da intensidade de um sinal sonoro, denomina-se modulação AM. Já quando, a frequencia da onda portadora varia dentro de um nível estabelecido a um ritmo igual à frequencia de um sinal sonoro, denomina-se modulação FM. Receptor - Tem como componentes principais: a antena para captar as ondas eletromagnéticas e convertê-las em oscilações elétricas, amplificadores que aumentam a intensidade dessas oscilações, equipamentos para a demodulação; um alto-falante para converter os impulsos em ondas sonoras e na maior parte dos receptores, osciladores para gerar ondas de rádiofrequencia que possam se misturar com as ondas recebidas.
História:
Segundo alguns autores, a tecnologia de transmissão do som por ondas de rádio foi desenvolvida pelo italiano Guglielmo Marconi, no fim do século XIX, mas a Suprema Corte Americana concedeu a Nikola Tesla, austríaco, o mérito da criação do rádio, tendo em vista que Marconi usara 19 patentes de Tesla em seu projeto. Na mesma época em 1893, no Brasil, o padre Roberto Landell de Moura também buscava resultados semelhantes, em experiencias feitas em São Paulo.
Landell de Moura, nascido em Porto Alegre a 21 de janeiro de 1861, foi um padre católico e inventor brasileiro. Foi pioneiro na transmissão da voz humana sem fio antes mesmo que outros inventores tivessem transmitido sinais de telegrafia por rádio.
No Brasil a primeira transmissão foi realizada no centenário da Independência do Brasil. em 7 de setembro de 1922, em que o presidente Epitácio Pessoa, acompanhado pelos reis da Belgica, abriu a Exposição do Centenário no Rio de Janeiro. O discurso de abertura de Epitácio Pessoa foi transmitido para receptores instalados em Niterói, Petrópolis e São Paulo, através de uma antena instalada no Corcovado. Era o começo da primeira estação de rádio no Brasil: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Fundada por Roquette Pinto, a emissora foi doada ao governo em 1936 e existe até hoje.

Nenhum comentário: