domingo, 21 de dezembro de 2008

RIBEIRA - 210

VERÃO
Hoje, às 10h04, horário de Brasilia, começa no hemisfério sul o verão. Para quem mora em regiões de praia, é algo sensacional. Praia e Sol. Além do mais, hoje é domingo o que dá mais liberdade ao pessoal que vive de praia. No Rio de Janeiro, a situação é outra. Por incrivel que pareça, o verão do sul do Brasil vem com chuva. E no Rio, Espírito Santo, Minhas Gerais e mesmo São Paulo, é chuva muita. Alí não se canta: "O sertão vai virar mar. O mar virar sertão". Quem está nesses locais reza para que a chuva páre. Minas e Rio, são as que tem situações mais graves, com diversos municipios em estado de calamidade pública.
Porém, no Brasil, há dois horários de verão. Um no nordeste e o outro no restante do país. Isso se chama Horário de Verão. Quer dizer que esse é um horário com alterações nas duas regiões. Com o horario de verão adianta-se o relógio em umaa hora nos locais onde ele existe. O procedimento é adotado costumeiramente durante o verão, quando os dias são mais longos, em função da posição da Terra em relação ao Sol. Daí, o nome em português, espanhol, alemão e outras línguas.
A idéia de adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol foi lançada em 1784 nos Estados Unidos por Benjamin Franklin, numa época em que ainda não existia luz elétrica. Mas sua idéia não sensibilizou o governo norte-americano. Mais tarde. em 1907, William Willett, da Sociedade Astronômica Real tentou persuadir, sem sucesso, a sociedade britânica a adotar a prática. O primeiro pais a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial.
O horário de verão contribui para reduzir o consumo de energia, mas a medida só funciona nas regiões distantes da linha do equador, porque nesta estação os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas. Porém nas regiões próximas ao equador, como a maior parte do Brasil, os dias e as noites têm duração igual ao longo do ano e a implantação do horário de verão nesses locais, traz muito pouco ou nenhum proveito. No Brasil, o Horário de Verão foi adotado pela primeira vez em 1931, abrangendo todo o território nacional. Houve vários períodos em que este horario não foi adotado.. Desde 1985 o horário de verão é adotado anualmente. Nesse período a abrangência, inicialmente nacional, foi reduzida sucessivas vezes até que em 2003 atingiu a atual. Atualmente, o horário de verão é adotado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Nos estados brasileiros onde não vigora o horário de verão, a exemplo do Rio Grande do Norte, os impactos que as pessoas sentem são na programação das emissoras de televisão e nas agências bancárias, onde o horário de funcionamento em muitos locais é antecipado em uma hora, para comtabilizar com o horário de Brasilia. É importante também saber que o horário de verão não tem muita importância nos estados próximos a linha do equador porque nesses a difereñça de duração entre o dia e a noite não é relevante. Não importante, é fato dizer que a partir de hoje se está vivendo em pleno verão, um periodo do ano que dura três meses, com horario ou sem horário de verão.

Nenhum comentário: