sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

RIBEIRA - 215

NATAL
Natal completa 409 anos de sua fundação. Foi em um dia 25 de dezembro de 1599 que Jerônimo de Albuquerque entrou nesse canto de terra e fincou o marco de fundação da cidade: um pelourinho. Pelourinho ou picota são colunas de pedra colocadas em lugar público da cidade ou vila onde eram torturados e expostos criminosos. Tinham também direito de pelourinho os grandes donatários, os bispos, os cabidos e os mosteiros, como prova e instrumento da jurisdição feudal. Picota é uma designação mais antiga e popular. A que Jerônimo de Albuquerque demarcou aquilo que um dia seria a cidade, está, hoje, no Instituto Histórico do Rio Grande do Norte.
Hoje, não há documentos que provem ter sido Natal verdadeiramente descoberta nesse dia. Porém, tudo indica que foi nesse dia. Antes, Jerônimo de Albuquerque tinha dialogado com os indios que aqui moravam. Passou-se o tempo e, então, só em 25 de dezembro de 1599 ele chegou a um entendimento pacifico com os sivicolas e instalou o pelourinho na chamada Cidade dos Reis. Nessa data também foi mandada construir uma capela feita de palha. Há controversia com relação a Cidade, pois alguns historiadores chegaram a dizer que Jerônimo de Albuquerque madou construir a capela a meia legua do Forte que levaria a acreditar ser no ponto mais alto do lugar, onde hoje está a Catedral Antiga. Mesmo assim, há quem acredite que a cidade teve seu começo no, hoje, bairro de Santos Reis. Deu-se o nome de Natal por ter sido fundada no dia 25 de dezembro. Contudo, naquele tempo, a cidade, que não tinha uma casa sequer, se chamava Cidade dos Reis ou Cidade dos Reis Magos.
O certo é que Jerônimo de Albuquerque começou a fundar a povoação, depois de fazer as pazes com os índios, e construir algumas casas para os oficiais que participaram da tentativa da conquista.. Assim, nasceu a povoação que se chamou Santos Reis.. Natal seria fundada, posteriormente, e não tinha nenhuma relação com a povoação que nasceu próxima ao Forte..
Sem casas e sem ruas, Natal começou a existir depois de um pacto de paz firmado com os indios. Esses, habitavam nas proximidades da antiga Catedral, local propicio para se fazer a caça e a pesca, o que os sivicolas sabiam desenvolver. Natal recebeu vários nomes, até mesmo Cidade de Santiago. Mesmo assim, vigorou o seu nome pincipal como hoje é conhecida. Com relação a fundação da cidade, surgiu ate a indicação do nome de João Rodrigues Colaço. Dito ou nao dito, Colaço, permaneceu no lugar, mas o seu fundador, na verdade, foi Jerônimo de Albuquerque que logo dapois da fundação zarpou com destino ao Maranhão.

Nenhum comentário: