sábado, 13 de dezembro de 2008

RIBEIRA - 204

ALLAN KARDEC
Hippolyte Léon Denizard Rivail era o nome verdadeiro do codificador do Esperitismo, Allan Kardec, nascido em Lyon, na França, a 3 de outubro de 1804 e faleceu em Paris, a 31 de Março de 1869. O seu pseudônimo "Allan Kardec", segundo biografias, foi adotado pelo Prof. Rivail a fim de diferenciar a Codificação Espírita dos seus trabalhos pedagógicos anteriores. Segundo algumas fontes, o pseudônimo foi escolhido pois um espírito revelou-lhe que haviam vividos juntos entre os druidas, na Gália, e que então o Codificador se chamava "Allan Kardec".
Nascido numa antiga família de orientação católica com tradição na magistratura e na advocacia, desde cedo manisfestou propensão para os estudos das ciencias e da filosofia. Fez os seus estudos na Escola de Pestalozzi, no Castelo de Zahringenem, em Yverdun, na Suiça (pais protestante), tornando-se um dos seus mais distintos descipulos e ativo propagador de seu método, que tão grande influência teve na reforma do ensino na França e na Alemanha. Aos quatorze anos de idade já ensinava aos seus colegas menos adiantados. Concluídos os seus estudos, o jovem Rivail retornou ao seu país natal. Profundo conhecedor da língua alemã, traduzia para este idioma diferentes obras de educação e de moral, com destaque para as obras de François Fenelon, pelas quais manifestava particular atenção. Era membro de diversas sociedade, entre as quais da Academia Real de Arras, que, em concurso promovido em 1831, premiou-lhe uma memória com o tema "Qual o Sistema de Estudos mais de Harmonia com as Nescessidades da Época?". A 6 de fevereiro de 1832 desposou Amélia Gabrielle Boudet. professora e artista plástica francesa. Como pedagogo, o jovem Rivail dedicou-se à luta para uma maior democratização do ensino público, Entre 1835 e 1840, manteve em sua residencia, à rua Sèvres, cursos gratuitos de Quimica, Fisica, Anatomia comparada, Astronomia e outros. Nesse período, preocupado com a didática, criou um engenhoso método de ensinar a contar e um quadro mnemônico da História da França, visando facilitar ao estudante memorizar as datas dos acontecimentos de maior expressão e as descobertas de cada reinado no país. Publicou diversas obras sobre Educação.
Das mesas girantes:
Conforme o seu próprio depoimento, publicado em Obras Póstumas, foi em 1854 que o Prof, Rivail ouviu falar pela primeira vez do fenômeno das "mesas girantes", bastante difundido à época, através do seu amigo Fortier, um magnetizador de longa data. Sem dar muita atenção ao relato naquele momento, atribuindo-o somente ao chamado magnetismo animal de que era estudioso, só em maio de 1855 sua curiosidade se voltou efetivamente para as mesas, quando começou a frequentar reuniões em que tais fenômenos se produziam. Convencendo-se de que o movimento e as respostas complexas das mesas deviam-se à intervenção de espíritos, Rivail dedicou-se à estruturação de uma resposta de compreensão da realidade baseada na necessidade de integração entre os conhecimentos científico, filosófico e religioso, com o objetivo de lançar sobre o real um olhar que não negligenciasse nem o imperativo da investigação empírica na construção do conhecimento, nem a dimensão espiritual e interior do Homem. Adotou, nessa tarefa, o pseudônimo que o tornaria conhecido - Allan Kardec - nome esse, segundo o que teria lhe dito um espírito, que teria utilizado em uma encarnação anterior como Druida. Tendo iniciado a publicação das obras da Codificação em 18 de abril de 1857, quando veio à luz "O Livro dos Espíritos", considerado como o marco de fundação do Espiritismo, após o lançamento da Revista Espírita (1 de janeiro de 1858), fundou, nesse mesmo ano, a primeira sociedade espírita regularmente constituida, com o nome de Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas
Kardec passou os anos finais da sua vida dedicado a divulgação do Espiritismo entre os diversos simpatizantes, e defendê-lo dos opositores. Faleceu em Paris, a 31 de março de 1869, aos 64 anos de idade, em decorrencia da ruptura de um aneurisma, quando trabalhava numa obra sobre as relações entre o Magnetismo e o Espiritismo, ao mesmo tempo em que se preparava para uma mudança de local de trabalho. Está sepultado no Cemitério do Père-Lachaise, uma célebre necrópole da capital francesa. Junto ao seu túmulo, erguido como os dólmens druídicos. Acima de sua tumba, seu lema: "Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei".

Nenhum comentário: