sábado, 20 de dezembro de 2008

RIBEIRA - 209

DISCO VOADOR
O OVNI não é necessariamente um disco voador, já que o termo original e literal inclui qualquer objeto voador ou fenômeno óptico, detectado visualmente ou por um radar, cuja natureza não é conhecida de imediato. O interesse nesses objetos é a especulação de que alguns deles poderiam ser originários de natureza extraterrestre. Muitos são os casos em que os ufólogos se deparam com aves, meteoritos, aviões ou satélites artificiais nas fotografias analisadas.
Com o passar dos anos o formato dos OVNIs, considerados supostos discos voadores extraterrestres, evoluiu, nas fotos e filmagens, tanto quanto os discos que aparecem no cinema. Alguns consideram que esta evolução se deve ao fato de as imágens serem falsificadas e nada tem de extraterrenas. Assim, por serem produzidas aqui na Terra mesmo, a aparência dos discos muda conforme nossa visão sobre a tecnologia muda. Ninguém espera ver um disco voador com aparência de cacareco. Todos esperam por uma máquina que aparente avançada tecnologia.
Outra vertente da ufologia mundial acredita que parte dos registros visuais dos chamados "discos voadores" são, na verdade, registros visuais de aeronaves terrestres em forma de disco, que desde meados dos anos 40 têm sido estudadas, construídas e testadas. Projetos secretos, que explicariam, em tese, a negativa das Forças Armadas diante de indagações sobre discos voadores.
No inicio do século XX, esse sistema foi explorado pela literatura e pelo cinema, atingindo o auge de popularidade na década de 1950. Cerca de 90% dos relatos registrados em todo o mundo são explicados pela ciência, incluidos nesse valor os embustes, relatos fictícios e provas documentais forjadas. Entre os casos mais conhecidos, salientam-se da queda de um objeto estranho, em Roswell, em 1947, nos EUA, na sequencia da qual, segundo algumas testemunhas, teriam aparecido corpos alienigenas junto dos destroços. O episódio ficou conhecido como Caso Roswell. Este caso foi encerrado em 1997, cinquenta anos mais tarde, quando os serviços secretos norte-americanos disponibilizaram os relatórios oficiais.
Os casos a seguir ainda carecem de explicação cientifica: o da JAL(Japan Airlines), em que durante o vôo 1628 para os Estados Unidos em 1986 foram avistadas luzes seguidas do aparecimento súbito de duas possiveis naves espaciais; o de 2000, no Chile, quando três helicópteros militares voavam em plena luz do dia e seus tripulantes observaram um objeto pousado no solo que subiu repentinamente até a altura dos aparelhos, colocando-se à sua frente, quase em rota de colisão; ou ainda em Varginha, no Brasil, em 1996, quando várias testemunhas declararam ter avistado não só o objeto voador não identificado, mas também os seus tripulantes.
Os países com o maior número de OVNIS avistados, são os Estados Unidos, México, Peru, Brasil, Russia e Chile.
Incidente de Varginha:
A cidade ficou famosa com um suposto episódio conhecido como o "ET de Varginha". Segundo teorias de algumas pessoas, a cidade teria sido visitada por criaturas alienígenas em 20 de janeiro de 1996 e, segundo os mesmos, pelo menos uma dessas supostas criaturas teria sido capturada com vida numa operação militar secreta e entregue aos cuidados da Unicamp, Universidade Estadual de Campinas. Entretanto, nada ainda foi provado, tratando-se apenas de teorias. Por isso, autoridades brasileiras negam veementemente que algo desta natureza tenha realmente ocorrido, tratando o caso como uma idéia pitoresca de algumas pessoas.
Os fatos:
As irmãs Liliane e Valquiria Silva, além da amiga mais velha de ambas, Kátia Xavier, ao passarem próximo a um terreno baldio no bairro de Jardim Andere, afirmaram terem visto uma das tais criaturas, que teria pele marrom, viscosa, olhos enormes de cor vermelha e três protuberâncias na parte superior da cabeça, que era bastante volumosa. As tres garotas, visivelmente abaladas emocionalmente, reafirmaram esse relato diversas vezes, chegando a mãe de duas delas a afirmar, algum tempo depois, ter a sua família sido submetida a uma tentativa de suborno de um agente que não se identificou, para que não mais levassem a história a diante.
A mídia informou que várias testemunhas afirmam que no mesmo dia em que as três meninas teriam visto a tal criatura, também notaram uma movimentação anormal de patrulhas da PM, veículos do Exercito e do Corpo de Bombeiros pela cidade. Testemunhas que também não tinham qualquer tipo de ligação com as primeiras também afirmaram terem visto a queda de um OVNI nos arredores de Varginha.
Segundo os ufologos que investigaram o Caso Varginha, o perito Badan Palhares teria sido chamado pelas Forças Armadas a Varginha para fazer a necrópsia do cadáver de um dos supostos ETs, que teria sido morto por um PM após uma operação de captura. Neste mesmo evento, ainda segundo os ufólogos, o policil Marco Eli Chereze teria capturado apenas os braços de uma outra criatura do mesmo tipo, e os levado aos militares. O policial nunca teria contado este evento a ninguém, além de familiares, vindo a morrer cerca de 30 dias depois de uma infecção desconhecida.

Nenhum comentário: