terça-feira, 16 de junho de 2009

RIBEIRA - 305

CADEADO
Por mais poderoso que seja, um PC sem programas não é nada. Aqui, está separdo um "kit básico" com tudo o que você precisa para deixar seu micro pronto para o trabalho. Depois de comparar sua máquina nova, vem aquela estranha sensação de que falta alguma coisa. E falta mesmo.: novos programas a serem instalados que complementam a experiência e tornam seu desktop ou notebook realmente prontos para o trabalho. Confira a lista a seguir, e veja o que não pode faltar.
Pacote de segurança:
É a primeira coisa com a qual você deve se preocupar. Por mais que o Windows já venha com recursos de proteção, o sistema da Microsoft não conta com um antiviruse outras ferramentas necessárias para garantir que vírus e programas maliciosos fiquem longe do seu novo computador. E não dá para relaxar: uma máquina vulnerável pode ser a porta de entrada para uma "praga" virtual que pode derrubar sua empresa inteira.
A soluçao, aqui, é usar um pacote de segurança que ofereça proteção completa sem complicação: tem que vir com antivirus, firewall, anti-span e ainda protejer sua rede. O produto "ideal" vai depender muito de quantas máquinas você tem, o perfil de uso, quais medidas de segurança já estão em uso na sua empresa e outros fatores.
Recomenda-se pacotes de segurança de fabricantes conhecidos, como Symantec, McAfee, F-Secure e Kaspersky. Em vez de comprar uma licença de uso por máquina em sua loja favorita, contate um distribuidor e invista em "pacotes" com várias licenças de uso, onde você economiza no volume. Usar um programa de proteção contra software espião (Adware/Spyware) também é aconselhável; Boas opções são o SpyBot e o Ad-Aware.
Mas se sua empresa é realmente pequena, você só tem uma ou duas máquinas e prefere mesmo não gastar, é possivel montar uma defesa usando programas gratuitos. Infelizmente é difícil encontrar um pacote tudo-em-gratuito, então será ne nescessário "criar" seu próprio usando aplicativos distintos.
Além dos programas anti-spyware de que foi abordado, você vai precisar de pelo menos um anti-virus e um firewall. Para proteger o PC contra virus, apresentam-se três sugestões: AVG Free, Avira Free Antivirus e o Avast. Todos oferecem ao menos a proteção básica nescessária. O Windows, seja XP o Vista, vem com um Firewall mas ele não é muito eficiente. Como alternativas, sugere-se o Comodo e Zone Alarm.
Pacote de escritório:
O pacote de produtividade mais popular no mundo Windows é o Microsoft Office, atualmente na versão 2007.. Ele vem em sete versões distintas, uma para cada perfil de usuário, desde o usuário doméstico que precisa apenas de editor de texto, planilhas e cliente de e-mail (Office Basic) até grandes empresas (Office Enterprise), que oferece mais ferramentas de colaboração dentro da companhia. Os preços variam,de acordo com a versão e os recursos disponíveis.
Para pequenas empresas o Office Basic, que inclui Word, Excel e Outlook, pode ser o suficiente. Uma alternativa, ainda da Microsoft, que costuma vir instalada em novos computadores é o Works, que vem com editor de textos, planilhas, banco de dados e é compatível com arquivos do Office.
Outra alternativa é usar um dos muitos pacotes gratuitos, que oferecem os mesmo recursos do Microsoft Oficce - edição de textos, planilhas, apresentações, entre outros, com um fator importantíssimo: compatibilidade com os produtos da Microsoft. Recomenda-se dois deles: o BrOffice.org. que até já vem com correção de textos adaptada às novas normas gramaticais da língua portuguesa, e o Lotus Symphony, pacote desenvolvido pela IBM, também disponível em português.
Navegadores de Internet:
Sim, você precisa de um novo browser, mais seguro e eficiente, seja atualizando o Internet Explorer já existente para a recém-lançada versão 8 ou instalando um novo navegador, com mais recursos e proteção para suas andanças na Internet.
Recomenda-se o Mozilla Firefox 3, que conta com diversos módulos adicionais (os "complementos"), que ampliam seus recursos e facilitam o uso, e o Google Chrome, rápido e equipado com um modo de navegação anônima na web que protege informações sensíveis como seus hábitos de navegação contra sites "bisbilhoteiros".
***

Nenhum comentário: