domingo, 21 de junho de 2009

RIBEIRA - 311

MARY PICKFORD
Gladys Marie Smith, mais conhecida pelo nome artístico de Mary Pickford, nasceu em Toronto, Canada, no dia 8 de abril de 1892. Ela foi uma atriz canadense radicada nos Estados Unidos. Co-fundadora do estúdio United Artists, ficou sendo conhecida para o público como a "Queridinha dos EUA" ou a "Namoradinha da América". Uma das primeiras canadenses em Hollywood, ao longo dos anos se tornou uma famosa feminista. Foi a segunda atriz a ganhar o Oscar de Melhor Atriz Principal, em 1930, mostrando que continuaria famosa apesar da sonorização dos filmes.
A atriz foi lançada no cinema americano por David Griffith, em 1909 depois de ter feito sucesso no teatro pelas mãos do diretor David Belasco. Se tornou em 1918 a atriz mais bem paga no cinema americano. Fez mais de 200 filmes, a maior parte deles ainda no cinema mudo. Foi casada três vezes. Primeiro com o ator Owen Moore, um alcoólatra inveterado de quem se separou em 1918. No mesmo ano se casou com o ator Douglas Fairbanks e com ele formou um dos casais mais famosos do cinema. O casamento durou 18 anos e o casal junto com Charlie Chaplin e Griffith fundou a United Artists. Em 1937 realizou seu terceiro casamento, com o músico e ator Buddy Rogers com quem viveu até morrer em 29 de maio de 1979, de uma hemorragia cerebral em Santa Mônica, Califórnia. Mary Pickford viveu 87 anos. Seu primeiro Oscar foi pela Melhor Atriz Principal, em "Coquette". O segundo Oscar foi em 1976 pelo Prêmio Oscar Honorário, em reconhecimento de suas contribuições à industria e ao desenvolvimento artístico dos filmes.
Nos Estados Unidos existe o Instituto Mary Pickford, uma organização sem fins lucrativos, em Los Angeles, dedicado ao cultivo de sensibilização do filme pioneiro Mary Pickford em vida, persendo o seu trabalho, promovendo o seu legado filantropico e honrando a sua criatividade. Fundada em 2003 pela Fundação Mary Pickford, o Instistuto atua ativamente no comunidade através das bibliotecas públicas de investigação, bem como iniciativas educacionais usando filme, vídeo e mídia digital para capacitar os estudantes, ajudando-os a perceber que têm uma voz que é digna de ser ouvida.
A Fundação Mary Pickford aprovou a compra de muitos ítens interessantes a partir da "Pickfair Estate Leilão", que teve lugar em 22-23 de novembro de 2008 em Berverly Hills. O prêmio especial da coleção foi Mary Pickford pessoais autografrados no livro, que vendeu $ 19 mil dólares. Tal volume foi conduzido pelo mundo por Mary em várias de suas viagens ao estrangeiro. A primeira vez que viajou com o seu diário foi em 1926, colhendo assinaturas dos mais famosos personagens como Charles Chaplin, Maurice Chevalier, Amélia Earhart, Thomas Edison, Dwight D. Eisenhower, Henry Ford, Glenn Martin entre outros famosos. Outros ítens adquiridos para o Instituto Mary Pickford incluem uma coleção de scrapbooks dedicado à carreira de Mary Pickford.

Nenhum comentário: