domingo, 28 de junho de 2009

RIBEIRA - 319

HOTEL DO NORTE
Marcel Carnê, realizador de Hotel do Norte (foto), nasceu em 18 de agosto de 1906, em Paris, França. Ele começou sua carreira na época do cinema mudo como um estagiário com o diretor cinematográfico Jacques Feyder. Com menos de 25 anos, Carnê já tinha dirigido o seu primeiro filme, um que marcou sua carreira bem sucedida. Nesse filme, Carnê teve a colaboração do surrealista, poéta e roteirista Jacques Prévert. Esta relação de colaboração durou mais de uma dúzia de anos, durante os quais eles criaram filmes que definiram o cinema francês dos dias em que fizeram. Juntos, Carnê e Prévert, foram responsáveis pelo desenvolvimento do realismo poético.
Sob a ocupação alemã da França durante a II Guerra Mundial, ele trabalhou na Carnê Vichy Zone onde subvertia as tentativas do regime nazista para controlar a arte e filmando sua obra "Crianças do Paraíso". No final dos anos 1990, o filme foi votado "Melhor Filme Francês do Século", em uma sondagem entre 600 profissionais e críticos franceses. Tão logo chegou o pós-guerra, ele e Prévert seguiu este triunfo pelo que naquela altura dos tempos era a mais cara produção já realizada na história do cinema francês.
Pelos anos de 1950, a guerra exauriu o público francês e então queria sentir a efervecência de uma boa comédia além de filmes de romance, deixando de lado a realidade crua de Marcel Carnê que, apesar de tudo, continuava a oferecer. Até o final da década, com a Nova Onda então em curso, com exceção do seu hit de 1958, "As Trincheiras", Marcel Carnê reuniu com sucesso desigual a sua obra, além daqueles que foram julgados por quase toda uma implacavel crítica negativa de boa parte da imprensa e dos membros da indústria cinematográfica. Carnê fez seu último filme em 1976: "A Bíblia"
Vários dos filmes de Carnê contém referencias ao sexo masculino: homossexualidade ou bissexualidade.. Ele era gay e fez segredo sobre isto. O seu parceiro de uma vez Roland Lesaffre apareceu em muitos dos seus filmes. Em 1989 foi publicado um livro por Edward Baron que contava a sua história com o título: "Da Criança Paradise: Marcel Carnê e a Idade de Ouro do Cinema Francês". Marcel Carnê morreu em 1996 em Clamart e foi sepultado no Cemitério de São Vicente, em Montmartre, na França. Seu primeiro filme foi "Jenny". "Hotel do Norte", feito em 1938, foi o seu quarto filme.


Nenhum comentário: