sábado, 20 de junho de 2009

RIBEIRA - 310

POLA NEGRI
Pola Negri nasceu em Yanova, Polônia, a 31 de dezembro de 1894. Seu nome verdadeiro era Barbara Appolonia Chalupec. Ela foi a primeira atriz européia a ser levada para a América e a fazer sucesso. Após conquistar a atenção pelos seus trabalhos em "Carmen", em 1918 e em "Madame Dubary"em 1919, ambos realizados na Alemanha, Pola Negri foi para Hollywood em 1921 com o diretor Ernest Lubitsch, que a tinha dirigido nos dois filmes.
Contratada pela Paramount, trabalhou nas películas "A Bela Diana" e em "Beijos que se Vendem", dirigidos por George Fitzmaurice, ambos na época do cinema mudo. Seu primeiro trabalho, na Alemanha, foi Studenci, em 1916. Pola Negri estava com 22 anos. Logo depois filmou "Jego Ostatni Cyzn", em 1916. E continuou a filmar no mesmo ano e nos anos seguintes até despontar com o seu filme "Carmen", em 1918. Com oito filmes feitos apenas, ela já despontava como uma atriz que ganharia horizontes mais amplos. E foi assim que chegou à América do Norte. Ela foi uma das heroínas do cinema mudo e nas telas era considerada uma vamp - mulher sedutora - , que levava os homens que se aproximavam dela ao perigo e ao pecado.
Na década de 30, Pola Negri voltou à Europa, onde interpretou Mazurka (1935), na faze do cinema sonoro, na Alemanha, de Willi Forst. Às vésperas da queda da França, em 1940, na Segunda Guerra Mundial, voltou aos Estados Unidos. No cinema mudo, Pola Negri fez 34 filmes e 11 no cinama sonoro. Seu último filme foi em 1964 - The Moon-Spinners - quando já estava com 64 anos. Logo ao começar o cinema sonoro, Pola Negri foi recusada por seu sotaque polonês muito forte. O cinama daquela época não tinha formas de melhorar os sotaques dos seus artistas e muita gente de talento foi dispensada por isso. Porém, a atriz não se subestimou e em 1932 ja estava filmando na película "A Woman Commands" de relativo êxito.
Na vida sentimental, nunca negou que teve romances com Rodolfo Valentino e Charles Chaplin. Passou os últimos vinte e cinco anos de sua vida totalmente distante do mundo artistico em sua residência no Texas e faleceu aos 92 anos vítima de uma pneumonia.
Pola Negri nasceu na Polônia e se mudou para uma favela de Varsóvia quando ainda era uma criança pequena. Viveu em situação de pobreza com sua mãe solteira, Como uma adolescente, não se importando com sua pobreza, ela foi fazer os seus estudos no Ballet Imperial. Porém, devido a um surto de tuberculose interrompeu a sua carreira de dançarina. Em Varsóvia entrou para a Academia de Artes Dramáticas onde se tornou atrizEm 1917, ela era uma estrela no estádio de Varsóvia. Porém , a Primeira Guerra Mundial alterou sua breve carreira. Sem teatro, Pola se voltou para o cinema. Tomou rumo de Berlim e então começou a carreira. Foi então que conseguiu aparecer nas telas de outros paises e, então, rumou para os Estados Unidos. Pola Negri escreveu sua autobiografia; "Pola Negri: Memórias de uma Estrela" quando em vida.

Nenhum comentário: