terça-feira, 30 de junho de 2009

RIBEIRA - 321

VIVIEN LEIGH
Vivien Leigh, Lady Oliver, nasceu como Vivian Mary Hartley, em Darjeeling, no dia 5 de novembro de 1913. Foi uma famosa atriz e lady inglesa nascida na Índia, quando este país ainda pertencia o Império Britânico. Considerada uma das mais belas e importantes personalidades do século XX, presente na lista feita pelo AFI, Vivien Leigh é das 50 maiores lendas do cinema.
Apesar de suas aparições no cinema terem sido relativamente poucas, Viv venceu o Oscar de Melhor Atriz duas vezes. A primeira vez foi interpretando Scarlett O'Hara em ...E o Vento Levou (1939), e a segunda foi interpretando Blanche DuBois em Uma Rua Chamada Pecado (1951), a mesma personágem que ela interpretara nos palcos da West End, em Londres.
Viv frequentemente fazia colaborações com seu marido, Laurence Olivier, que dirigiu-a em vários de seus filmes. Durante mais de trinta anos como atriz de teatro, ela se mostrou bastante versátil, interpretando desde heroínas das comédias de Noel Coward e George Bernard Shaw às personagens dos dramas clássicos de Shakespeare. Aclamada por sua beleza, ela sentia que isso às vezes atrapalhava o público de vê-la como uma atriz séria. Afetada por um disturbio bipolar durante a maior parte de sua vida adulta, o humor de Viv era quase sempre não-entendido pelos diretores, e ela ganhou a reputação de ser atriz dificil.
Diagnosticada com tuberculose crônica na metade da década de 1940, Viven se tornou uma pessoa enfraquecida a partir de então. Ela e Laurence Olivier se divorciaram em 1960; a partir daí, Vivien Leigh continuou a trabalhar esporadicamente no cinema e no teatro até sua morte súbita por tuberculose, em Londres, Inglaterra, no dia 7 de julho de 1967.
Vinda de uma família burguesa inglesa, seu pai, Ernest Hartley, era agente de câmbio e, paralelamente, atuava no teatro amador. No fim da Primeira Guerra Mundial, ele levou a família de volta à Inglaterra. Aos 6 anos de idade, sua mãe, Gertrude, decidiu interná-la no Convento do Sagrado Coração, ainda que ela - Vivien - fosse dois anos mais nova que qualquer outra aluna. O único conforto para a criança solitária era um gato que vagava pelo pátio do convento, e que as freiras a deixaram levar para o dormitório. Sua primeira e melhor amiga na escola era uma menina de 8 anos, que mais tarde também se tornaria estrela: Maureen O'Sullivan, que viera da Irlanda. Na quietude do convento, as duas brincavam de recriar os lugares que haviam deixado, e imaginavam como seriam os que desejavam visitar. Lá, ela se destacou na dança, np violoncelo e nas peças de final de ano.
De 1927 a 1932, ela se juntou aos pais na Europa. Os Hartley haviam deixado definivamente a Índia, onde Vivian nascera. Ela aprendeu a falar fluentemente o francês e o alemão, além de fazer um curso de dicção. Em 1932, aos 18 anos, entrou na Academia Real de Artes Dramáticas do Londres; surpreendentemente, no entanto, ela saiu no outono do mesmo ano, quando decidiu se casar. Vivian conhecera e se apaixonara pelo jovem advogado Hebert Leigh Holman, de 31 anos, e os dois se casaram em 20 de dezembro de 1932. Logo em seguida, em 1933, nasceu Suzanne Holman, a filha do casal. Depois, retornou à Academia Real de Artes Dramáticas se Londres para concluir os seus estudos e se tornar uma atriz.
Em 1938, Laurence Olivier, - já então marido de Viv, após o divórcio de Hebert -, foi contratado para interpretar o personagem principal do filme O Morro dos Ventos Uivantes (1939), da MGM. Com isso, Viv decidiu partir também para os Estados Unidos, rumando a bordo do Queen Mary. Durante a viagem ela tirou o tempo para ler o novo best-seller, "E o Vento Levou", ficando recolhida em sua cabine. O livro era de autoria de Margaret Mitchell e Viv planejava conquistar o papel de Scarlett O'Hara, a protagonista do filme "...E o Vento Levou", de 1939. Vivian Leigh era uma total desconhecida nos Estados Unidos. A escolha de sua interprete fascinou o mundo. Vivien Leigh, com êxito, foi escolhida para interpretar Scarlett O"Hara por ser um rosto desconhecido e poder viver um personagem de uma obra que se tornaria um clássico do cinema americano, ganhador de 10 Oscar, inclusive o de Melhor Atriz para Vivien Leigh. Depois desse esplendoroso sucesso, vieram outros. Mas foi em 1951 que Viv ganhou o seu segundo Oscar a interpretar Blanche DuBois, em "Uma Rua Chamada Pecado", baseado na peça de Tennessee Williams, " Um Bonde Chamado Desejo", vencedor de quatro Oscar. Por seu desempenho nesse filme, Viv recebeu cem mil dólares, tornando-se a atriz inglesa mais bem paga na época.
Vivien Leigh ensaiava "A Delicate Balance", em Londres, quando teve uma recaida causada pela tuberculose e morreu a 7 de julho de 1967, aos 53 anos de idade.

Nenhum comentário: