sábado, 1 de novembro de 2008

RIBEIRA - 170

LINDA BLAIR

Quem não viu O Exorcista, na verdade é uma grande pena. É um clássico do cinema no sobrenatural. Seu ano de produção foi 1973 e, depois, em 2003, foi posta uma nova versão com onze minutos de acrescimos de cenas que dá primeira vez foram suprimidas. No elenco do filme está Linda Blair que nasceu em Saint Louis, Missouri, no dia 22 de janeiro de 1959. Linda tem o nome completo: Linda Denise Blair. Antes de estrear em O Exorcista, sua grande performance aos 14 anos, Linda participou, aos 9 anos de idade de uma série da TV americana que foi um grande passo para o início do seu estrelato. Linda participou também de vários comerciais para tv, o que chamou a atenção dos executivos da Warner Brothers.
Em 1973, aos quatorze anos interpretou a menina de doze anos Regan McNeil. Na versão para o público, Regan é a filha da atriz Chris McNeil, interpretada por Ellen Burstyn. No filme, Regan é uma jovem possessa que é incitada pelo demônio a se masturbar com um crucifixo, falar palavrões, usar o idioma latim, movimentar objetos e móveis com a mente, provocar o padre Damien Karas e Merrin. Regan dobra a cara em 360 graus C., faz aparecer a mãe do padre Damien, que está morta e levita ante o olhar perpléxo de sua mãe e os dois padres. Um deles, Damien, se projeta para fora, caindo escada a baixo e morrendo na rua. Foi um verdadeiro turbilhão na vida de Linda Blair. Com este papel ela foi indicada para o Oscar na categoria de atriz coadjuvante e também para o Globo de Ouro, cuja estatueta Linda exibe em sua casa na cidade de Los Angeles. Logo depois de O Exorcista, ela fez vários outros filmes, trabalhando com atores e atrizes de muito talento. Para ela tudo isso estava sendo como uma escola, trabalhar com pessoas como Richard Burton era a realização de um sonho. Hoje, atua como atriz e produtora. Em 2007, Linda fez uma participação especial na segunda temporada da série Supernatural.
Desconhecida por ter apenas em O EXORCISTA o reconhecimento do público e da crítica, que não conseguiu mais vê-la em outra produção sem associá-la ao seu grande sucesso e que com o passar dos anos, teve uma carreira sepultada com filmes de péssima categoria. Aos 49 anos, o rosto de Linda ainda lembra o da garota Regan de O Exorcista e será desta forma que a atriz será sempre recordada.Linda era uma criança prodígio e já aos 12 anos somava mais de 75 aparições em comerciais de televisão e participação em uma série de tv, em 1968, além de dois filmes onde fazia personagens pequenos, em 1970 e 1971. O papel em O Exorcista veio em 1973, depois que Linda foi selecionada entre mais de 600 candidatos, O seu diretor, William Friedkin, foi aclamado como o melhor do ano com a estatueta do Globo de Ouro, valendo também para a melhor atriz Ellen Burstyn, Melho Ator coadjuvante para Jason Miller, Melhor Atriz Coadjuvante para Linda Blair, alem de melhor Edição, Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte. Segundo circulou na imprensa, na época, Linda Blair realmente estava cotada como favorita para ganhar o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo seu desempenho em O Exorcista, porém,quando os membros do júri descobriram que em várias cenas do filme foi usada uma dublê, além de um boneco em tamanho real e que a atriz Mercedes McCambridge fez a voz da garota possuída, mudaram de idéia.

Nenhum comentário: