domingo, 23 de novembro de 2008

RIBEIRA - 195

QUARENTA E CINCO ANOS
SEM JOHN
Era manhã, bem cedo, quando eu cheguei até à banca de jogo de bicho de Seu Ferreira e disse algo que me veio à mente: "Cuidado!!! Hoje, um grande estadista vai morrer.!!!". E o velho Ferreira fez: "Vige!!!". E eu voltei para a minha sala, no escritório do Armazém Santa Teresa, pertencente ao meu tio Zeca (José Leandro), e me ocupei com os meus afazeres. O Armazem ficava no bairro da Ribeira, por trás do Teatro Alberto Maranhão. Correu o tempo quando era lá para as 10 horas, o rádio anunciava em edição extra: "E ATENÇÃO!!! Morre o presidente dos Estados Unidos, John Fitzgerald Kennedy". Foi essa a noticia seguida de outras e mais outras com a emissora tendo apenas seu teletipo, procurando dar maiores detalhes sobre o ocorrido. Natal, parou. Seu Ferreira, alarmado, disse a quem estava na banca que eu havia dito o que disse. Eu não sei nem por que disse aquilo. Intuição, creio eu. Intuição. Mas, se foi intuição ou não, o caso chegou até a me alarmar. Os jornais saíram em edições extras, no mesmo dia dando conta de que o Presidente John Kennedy havia sido morto, à bala, por Lee Harvey Oswald, de 24 anos, que trabalhava em um depósito de onde fforam vistos os disparos. O Presidente Kennedy foi morto por dois disparos, um no pescoço e outro fatal na cabeça, na cidade de Dallas, no Texas. O fato aconteceu por volta do meio-dia e meio no dia 22 de novembro de 1963. Kennedy caiu no colo de sua mulher, Jacqueline Kennedy, que entrou em desespero, clamando por socorro da traseira do carro em movimento. O veículo partiu em louca velocidade para o hospital, onde o presidente Kennedy morreu menos de meia hora após o atentado.
John Kennedy nasceu no Brookline, em Massachusetts, a 29 de maio de 1917. Foi o 35º presidente do seu país. Sua família era de ascendência irlandesa e tradicionalmente católica. Kennedy era filho de Joseph Kennedy, embaixador dos Estados Unidos no Reino Unido no fim dos anos 30. John serviu na Marinha durante a Segunda Guerra Mundial, sendo ferido em Guadalcanal em 1943. Condecorado por bravura, afastou-se do serviço militar por problemas na coluna vertebral. Em 1946, foi eleito como deputado federal pelo estado de Massachusetts. Kennedy casou-se em 12 de setembro de 1953 com Jacqueline Bouvier. Nessa época sofreu duas cirurgias para correção de problemas na coluna vertebral, vindo a quase falecer, recebendo duas vezes ritual de extrema-unção. Teve dois filhos.
No dia 8 de novembro de 1960, após ma disputadissima campanha, Kennedy vence por uma diferença de 112.881 votos, numa das eleições mais apertadas da história americana: 0,2% do votos. Muitos atribuem a vitória de Kennedy a forma como aparecia na recente televisão, o carisma e a jovialidade como eram passadas com convicção. Kennedy foi o primeiro presidente dos Estados Unidos nascido no século XX.
John Kennedy tomou posse, sucedendo a Dwight Eisenhower, a 20 de janeiro de 1961. Tão logo assume a Presidencia, tem que enfrentar uma crise causada pela invasão de Cuba por exilados cubanos com o auxílio da CIA. Assume a responsabilidade pelo fracasso, mas mantém a popularidade. Em 1962 é um ano turbulento. A crise dos mísseis em Cuba leva o mundo próximo ao conflito nuclear, mas Kennedy já mais entrosado com o poder, age com firmeza e ganha a admiração mundial. Entre 1961 e 1963 vários países sul-americanos recebiam ajudas no setor de vestuário e alimentação ("Aliança para o Progresso"). Hoje, pessoas de países como o Brasil que permanecem vivas confirmam a veracidade do fato, naquela época. Foi um dos principais líderes mundiais do século 20 e seus discursos gravados até hoje causam emoções ao serem vistos.
No verão de 1963, Kennedy preparava-se para iniciar a sua campanha pera uma eventual reeleição nas eleições de 1964. O Estado do Texas era fundamental. Foi então programada uma visita do presidente às principais cidades do Estado em 21 e 22 de novembro. Tento visitado San Antônio, Houston e Fort Worth, Kennedy vai a Dallas, desfila em carro aberto, e encontra uma multidão entusiasmada. Ao meio dia e meio do dia 22 de novembro, passando pela Dealey Plaza, Kennedy foi atingido por dois tiros: um no pescoço e outro fatal na cabeça. Jackie Kennedy que estava a seu lado, sobe em desespero na traseira do carro em movimento. John Kennedy morre menos de trinta minutos depois do atentado.Um ex-fuzileiro naval, Lee Oswald, de 24 anos, que trabalhava num depósito de onde foram vistos os disparos, foi detido e acusado pelo homicidio de Kennedy. No dia 24, quando Oswald seria transferido para outra prisão, cabou por ser também assassinado por Jack Ruby, ligado à Máfia americana e portador de uma doença terminal. Ainda hoje paira dúvida se Lee Oswald agiu só ou foi um mero protagonists da cena em que John Kennedy foi morto.

Nenhum comentário: