domingo, 9 de novembro de 2008

RIBEIRA - 179



Certa vez, eu estava a ler o livro O CINEMA, que tratava desse assunto controverso. No dia 28 de Dezembro de 1895, no Salão Grad Café, em Paris, os Irmãos Lumierè fizeram uma apresentação pública dos produtos do seu invento ao qual chamaram Cinematógrafo. O evento causou comoção nos 30 e poucos presentes. A notícia se alastrou e, em pouco tempo, este fazer artístico conquistou o mundo e faria nascer uma indústria multibilionária. Sem querer fazer algo de mais, Lumière fez nascer a 7ª Arte. O filme: "A Chegada do Trem à Estação".

Mas a questão de saber quem inventou o cinema é problemática. Hoje em dia, o cinema baseia-se em projeções publicas de imagens animadas. O cinema nasceu de várias inovações que vão desde o domínio fotográfico até a síntese do movimento utilizando a persistencia da visão com a invenção de jogos ópticos.Dentre os jogos ópticos inventados vale a pena destacar o "thaumatrópio" (inventado entre 1820 e 1825 por William Fitton). Em 1888, Émile Reynaud melhorou sua invenção e começou a projetar imagens no Museu Grévin durante dez anos. Porém, foram os irmãos Auguste e Louis Lumière os que inventaram o cinematógrafo, um aparelho portátil que consistia em uma máquina de filmar, revelar e projetar. Coom o exito das projeções que eles ffizeram, então partiram pelo mundo a fim de apresentar pequenos filmes, os primeiros documentários como início do cinema amador.

Desde o início, inventores e produtores tentaram casar a imagem com o som sincronizado, coisa que até hoje ainda é uma dificuldade, mesmo com a televisão mostrando trinta imagens por segundos, deixando o sincronsmo da fala, pelo menos cinco frames ou 30 segundos na espera da entrada no ar. Mas, a partir de 1895 o cinema se expandiu. Por toda França, Europa e Estados Unidos os irmãos Lumiere enviaram cinegrafistas para captar imagens de assuntos diversos. Nesta mesma época, um mágico ilusionista chamado Georges Méliès, que comandava um teatro nas proximidades do escritório de Lumiere, quis comprar uma máquina de cinema, porém o seu dono se recusou em vendê-la. Posteriormente, Méliès conseguiu um aparelho semelhante na Inglaterra, e foi o primeiro grande produtor de filmes de ficção. Foi ele, então, que colocou os primeiros efeitos especiais na fantasia do filme. Em anos mais tarde David W. Griffith fez o primeiro filme com montagem: "Intolerância", admirado até hoje pelos cineastas e cinéfilos.
Como forma de registrar acontecimentos ou de narrar histórias, o Cinema é uma arte que geralmente se denomina a sétima arte, desde a publicação do Manifesto das Sete Artes em 1911. Desde 1929 juntamente com a universalização do cinema sonoro em o Cantor de Jazz, as projeções cinematográficas no mundo inteiro foram padronizadas em 24 quadros por segundo.

Nenhum comentário: