domingo, 2 de novembro de 2008

RIBEIRA - 172

CLÁUDIA O'HANA

Aos 45 anos de idade, mãe e avó, Cláudia O'Hana quer mostrar o que a carioca tem. Diz ela que onde se passar a gilete, fica novo. Neste mes de novembro está nas bancas a Revista Playboy trazendo na capa a foto exuberante de Cláudia O'Hana, chamando para as páginas internas o leitor caprichoso que pode ir conferir o retrato da atriz de corpo nú. E para fazer isso, Cláudia preferiu tirar as fotos em uma região tranquila e quente do nordeste do Brasil, o Estado do Ceará. . O nome dela é Maria Cláudia Carneiro da Silva, nascida no Rio de Janeiro, a 6 de fevereiro de 1963. Cláudia é uma atriz de origem luso-brasileira sefardi, nome do alfabeto hebraico dado à região que corresponde ao chamado Al-Andalus, na Peninsula Ibérica. Filha de Nazareth Ohana com o pintor Artur José Carneiro. Sua mãe, que era montadora de cinema, faleceu em 1978. Cláudia tem uma irmã mais velha chamada Cristina e é meio-irmã do escritor João Emanuel Carneiro. Como atriz, Cláudia O'Hana iniciou sua carreira no cinema em 1979, em "Amor e Traição". Depois faria outros filmes conhecidos, como Menino do Rio, de 1982, Erendira, 1983, Ópera do Malandro, 1985, Luzia Homem, 1987, Kuarup, 1989 e Erotique, 1994.
Na TV, sua primeira aparição foi no seriado "Obrigado, Doutor", em 1981. Depois ela atuaria nas novelas Amor com Amor de Paga e Tieta, onde fez uma curta participação como Tieta moça. Atuou também nas novelas Fera Ferida, A Próxima Vítima, Zazá e As Filhas da Mãe. Porém, a novela mais marcante desua carreira foi Vamp, onde ela vivia a vampira roqueira Natasha, sua personagem de maior sucesso entre o público. Para a trilha dessa novela, ela mesma cantou "Sympathy for the devil" dos Rolling Stones. Ela afirmou que, na época de Vamp, mal podia sair de casa, devido ao assédio dos fãs, e que começou a gostar de trabalhar na TV, graças a essa novela.
No teatro,sua primeira peça foi Rock Horror Show, mas outra peça de destaque foi Carmen. Cláudia posou para a Playboy Brasil em 1985, vindo a aparecer de novo neste mês de novembro.Foi casada com o diretor Ruy Guerra, realizador de cinema de origem portuguesa, nascido em Moçambique. O casamento durou pouco tempo, entre os anos de 1981 e 1984. Dessa união teve uma filha chamada Dandara Guerra, nascida a 10 de outubro de 1983, e também, hoje, é atriz.. Cláudia é avó de Martim, nascido a 24 de maio de 2005. Em telenovelas. Claudia O'Hana apareceu em 14 produções. Pequena e sensual, de olhos grandes e marcantes, é uma das mais requisitadas atrizes brasileiras.

Nenhum comentário: