quinta-feira, 20 de novembro de 2008

RIBEIRA - 193

COCA COLA É QUE É...
Quando eu aprendia a trabalhar, na velha e saudosa Ribeira de encantos mil, um dia, um dos meus primos que vinha apressado para o escritório do nosso tio, ao cruzar comigo, para além das perguntas necessárias, me chamou até um café que também era um bar para acompanhá-lo em um café, pois estava trabalhando e não podia ingerir bebida alcoolica. E lá fomos nós. Por agrado, ele me ofereceu uma xicara de café ou outra coisa qualquer. Meio encabulado, eu aceitei em pedir uma coca-cola. Ora. A Coca-Cola, naquela época, para mim era uma novidade. Fazia-se de tudo cm uma garrafa de coca-cola. Até mesmo, podiá-se perder todo o contudo de uma garrafa, ao mexer bem para cima e para baixo e, quando a coca-cola então se transformava em espuma, a gente destampava a garrafa e sacudia sobre um amigo. Só a bebida, bem claro.
Apesar de ser uma novidade para mim, a Coca já era bem antiga. Criada pelo farmaceutico John Pemberton em 1886, ela era um refrigerante originalmente feito de noz-de-cola. Quando do inicio em que o refrigerante surgiu, era patenteado como remédio. Porém, a Coca-Cola alterou a sua fórmula original para conquistar o mundo. A bebida foi desenvolvida a partir da fórmula de um remédio, calmante para tosse, fabricado em Columbos, no Estado da Georgia, EE.UU. Recebeu originalmente o nome de Pemberton's Franch Wine Coca. Ele foi inspirado pelo sucesso formidável de um produto similar europeu de Angelo Mariani chamado Vin Mariani. A bebida recebeu o nome de Coca-Cola porque originalmente o estimulante misturado na bebida era cocaína, que vem das folhas de coca, originalmente da Colômbia, país da América do Sul. A bebida também recebeu seu sabor de noz de cola. Hoje, o estimulante foi alterado para cafeína, mas o sabor ainda é feito através de noz de cola e folha de coca. A cocaína foi removida das folhas e a bebida não contém traços da droga. Era vendida originalmente como remédio por cinco cents o copo. Depois foi relançada como bebida leve.
A princípio, o concentrado era embalado em pequenos barris de madeira, na cor vermelha. Por isso, o vermelho foi adotado como cor oficial da bebida. Até 1915, uma pequena quantidade de cocaína estava entre os ingredientes do refrigerante. A Coca-Cola foi vendida em garrafas pela primeira vez em 12 de março de 1894 e as primeiras latas de alumínio da Coca apareceram em 1955. Quando os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial, os soldados americanos enviaram cartas para a Coca-Cola Company, pedindo que a bebida lhes fosse fornecida. A Coca-Cola desenvolveu "fábricas" móveis que foram enviadas para as frentes de batalha junto com os técnicos da empresa, que garantiam a produção e a distribuição da bebida para os soldados. A popularidade da bebida aumentou bastante após a guerra, quando os soldados voltaram fazendo propaganda do refrigerante.. Então, a bebida se tornou preferida das donas de casa americanas. o Brasil, quando eu estava aprendendo a trabalhar, podia-se comprar uma garrafa do refrigerante, feito em um casco duro e resistente, com a semelhança de um corpo de mulher, por apenas 50 centavos. Nos bares e cafés, era o refrigerante preferido de jovens e adultos. Com um comercial que era divulgado no radio e na imprensa, cada um que quisesse ter uma coca-cola para beber. Afinal, já dizia a propaganda: Coca-Cola é que é. E eu, como muitos outros garotos, também queria saborear aquele néctar dos deuses, com cocaína, ou não.

Nenhum comentário: