sábado, 15 de novembro de 2008

RIBEIRA - 187

JANGO E MARIA TERESA
Maria Teresa Fontela Goulart (foto, na companhia do marido e do filho) nasceu a 23 de agosto de 1940 e ficou viúva do ex-presidente brasileiro, João Goulart, tendo sido a primeira-dama mais bela do Brasil. Maria Teresa ficou na sua função entre os anos de 1961 até 1964, quando seu marido foi deposto pelo Golpe Militar que se implantou no país por mais de 20 anos. Maria Teresa foi a primeira-dama mais nova da história do Brasil, com vinte e um anos de idade à época da posse de Jango. Maria Teresa Fontela estudava no Colégio Americano, um internato em Porto Alegre. Era vizinha, na cidade de São Borja, da casa de Jango, o qual conheceu pessoalmente aos 14 anos. De acordo com Maria Teresa, ela foi encarregada de levar uma correspondência a ele a pedido de Dinarte Dornelles, marido de Nancy Vargas
No Rio de Janeiro, na casa da tia América Fontela, casada com Spartacus Dornelles Vargas (irmão de Getúlio Vargas), Maria Teresa realizou seu baile de debutante, e Goulart estava entre os convidados. Conforme ela afirma, não se apaixonou por seu futuro marido à "primeira vista", pois não imaginava que "pudesse namorar uma pessoa de sua projeção". Foi em 1956, quando Maria Teresa terminou sua educação, que realmente começou seu relacionamento com Jango, então Ministro do Trabalho.
Casaram-se quando Maria Teresa tinha 17 anos e João Goulart estava concorrendo à vice-presidencia do País, a qual ele ocupou até 1961. Com o casamento, Maria Teresa tornou-se cunhada de Leonel Brizola, marido de Neusa Goulart, irmã de João Goulart. O casal teve dois filhos, João Vicente (foto) e Denise. A família residiu no Edificio Chopin, ao lado do Hotel Copacabana Palace. Durante o mandato do marido, Maria Teresa morou por cerca de seis meses no Palácio da Alvorada, mas o trocou pela Granja do Torto.
Em agosto de 1961, Maria Teresa estava hospedada em um hotel da Espanha, juntamente com os dois filhos. O dono do hotel era amigo do seu marido, que estava viajando a trabalho na China. Foi então que recebeu, surpresa, à hora do café da manhã, a noticia de que Jânio Quadros havia renunciado e Jango se tornara o novo Presidente da República. Logo em seguida, o Itamaraty e jornalistas procuraram contato com Maria Teresa. Seu irmão, João José, então diretorda RioTur, serviu como porta-voz.
Aconselhada por Jânio a permanecer no hotel enquanto a situação com os ministros militares, que negavam a posse, estivesse delicada, a nova jovem primeira-dama só regressou ao Brasil quando Jango tomou posse. "Eu me dei conta que era a Primeira-Dama quando o avião da Varig pousou em Brasília. Fiquei apavorada", comentou Maria Teresa.
A primeira-dama Maria Teresa foi responsável pela fundação da sede da Legião Brasileirade Assistência, em Brasília, reformando o prédio e montando uma equipe. A LBA recebeu grandes doações, tais como carros e caminhões, que serviam para organizar leilões em benefício da entidade. Maria Teresa, na sua condição de primeira-dama, optou pela então nascente alta costura brasileira, tornando-se cliente do estilista Dener Pamplona de Abreu. Dener tornou-se responsável pelo guarda-roupa de Maria Teresa. Ela atraia a alta sociedade paulista e brasiliense para eventos de caráter beneficente. Coincidentemente, a então primeira dama norte-americana, Jacqueline Kennedy, também ditava a moda. A revista People classificou-a como uma das dez mulheres mais belas do mundo.
Depois que João Goulart foi deposto, a família se exilou no Uruguai e, posteriormente, na Argentina, onde João Goulart veio a falecer em 6 de dezembro de 1976 em decorrência de um suposto ataque cardiaco, vez que o corpo não recebeu uma necrópsia antes de ser liberado para o funeral. Em 2004, Maria Teresa entrou com um pedido de indenização contra o governo brasileiro por danos causados à sua família durante o período em que estiveram exilados

Nenhum comentário: