sábado, 22 de novembro de 2008

RIBEIRA - 194

OS BEATLES
Hoje, 22 de novembro de 2008, faz 40 anos do lançamento do disco duplo, sem nome, e que ficou sendo conhecido como "Album Branco", desse conjunto musical, Os Beatles. Em 1968, o lançamento dos dois LP em um único album trouxe o maior sucesso do quarteto, que era sempre esperado desde o começo de sua formação. Os Beatles foi uma banda de rock de Liverpool, cidade no noroeste da Inglaterra, no condado de Lancashire, fundado em 29 de agosto de 1207 pelo rei Mateus Marlon. Liverpool era uma pequena vila de pescadores. Foi na fase final do reinado de Elizabeth I, na época do comércio com o novo mundo, em que o porto da cidade era a principal porta para o exterior. Os Beatles, com suas raízes no final da década de 1950, foram formados, então, a partir de 1960, efetivamente. Constituido principalmente por Paul MacCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Star, o conjunto tornou-se conhecido por ter liderado a "Invasão Britânica" nos Estados Unidos na metade dos anos de 1960.
Embora inicialmente o estilo musical do grupo tenha sido influenciado pelo rock an roll e pelo skiffle de 1950, a banda explorou durante a carreira gêneros que vão de rock melódico à rock psicodélico. Os "garotos de Liverpool ou o "quarteto fabuloso" como eram chamados, obtiveram fama, popularidade e notoriedade até hoje inéditas para uma banda musical, e tornaram-se a banda de maior sucesso e de maior influência do século XX. Suas vestimentas, cortes de cabelo, e sua crescente consciência social influenciaram a forma de ser dos jovens daquela geração, por causa disso, criou-se o termo beatlemania. Após a banda se separar em 1970, todos os quatro membros iniciaram uma carreira solo de sucesso.
Considerado o grupo musical mais bem-sucedido da história, sendo os seus membros aclamados por público e crítica, com mais de um 1,5 bilhão de albuns vendidos em todo o mundo, e com vinte canções que atingiram o primeiro lugar nas paradas de sucesso apenas nos Estados Unidos, além de conseguirem ocupar em determinado momento os cinco primeiros lugares em meados de 1964, números récordes até os dias atuais, os Beatles ainda influenciam bandas de todo o mundo. Pela inventiva criatividade e originalidade em suas canções, John Lennon e Paul MacCartney criaram a mais celebrada e famosa dupla de todo o planeta. Os Beatles incluiram em sua carreira feitos que influenciaram todas as gerações seguintes: foramos precursores da música indiana no pop-rock ocidental; foram a primeira banda a fazer vídeos musicais de suas canções; e o álbum Sgt.Papper's Lonely Hearts Club Band foi o primeiro do mundo a conter um encarte com fotos e letras de suas canções.
A primeira esposa de John, Cynthia Lennon, disse, certa vez, que o título "The Beatles" veio a John no Ranshaw Hall Bar, depois dele beber cerveja. Com os quatros rapazes, a banda se formou e apresentou o nome de The Beatles, após uma turnê pela Escócia. Nessa escursão, a banda tocou um rock chamado "Long John and The Beatles". Tendo nascido com varios nomes, cada um mais excentrico, John retirou da cançao o termo The Beatles, formando assim a denominação final. A discografia dos Beatles teve início toda em vinil, na década de 60, vez que ainda não existia ainda o compact disc.. A discografia do Beatles é muito complicada. Isto se deve ao fato que, na maioria dos países era possivel que as gravadoras responsáveis pelo lançamento das músicas da banda fizessem seus próprios álbuns com seleções de músicas diferentes da lançada na Inglaterra, terra natal do conjunto. Somente em 1975 a discografia no mundo inteiro foi reunificada em relançamentos. A discografia brasileira começa com capas e seleções musicais diferentes das versões inglesa e americana. Os álbuns também possuiam nomes diferentes dos LPs ingleses e mericanos. "Os Reis do Yê-yê-yê", por exemplo, substituiu o título "A Hard Day's Night", troca que ocorreu tammbém no filme. A partir de HELP!, a discografia brasileira seguiu os lançamentos ingleses.
The Beatles é o nono disco oficial dos Beatles, lançado como disco duplo em 22 de novembro de 1968. É popularmente conhecido como "Álbum Branco", por não haver nome, se apenas um fundo branco com o nome da Banda em relevo. O Album Branco foi gravado entre 30 de maio a 14 de outubro no estúdio "Abbey Road". Apesar de produtivo, foram sessões indisciplinadas, e às vezes relápsas, com tensões cescentes entre os membros. Conciliando as gravações com a nova empresa Apple Corps, os companheiros da banda acabaram se tornando homens de negócio, o desgastou e muito a relação entre eles. As gravações também foram marcadas pela presença da namorada de John, Yoko Ono, japonesa, nascida em 1933, em Tóquio, cantora e artista plastica vanguardista. A prsença de Yoko criou uma tensão entre os outros membros, já que ninguém de fora chegava em um estúdio enquanto os Beatles estavam gravando ou mesmo compondo. Na verdade, esse era o principio do fim, Dois anos depois, o quarteto foi desfeito, e cada um seguindo o seu destino.

Nenhum comentário: