quinta-feira, 3 de setembro de 2009

RIBEIRA - 394

- TRAPACEIROS DE DEUS -
Um diploma. Um belo diploma dourado que leva a assinatura do "Senhor Jesus Cristo". É tudo que resta a Edson Luiz de Melo, após treze anos como membro da Igreja Universal do Reino de Deus, a mais poderosa igreja evangélica do Brasil, reporta em sua edição de hoje, dia 3 de setembro de 2009, o jornal francês Le Monde. - A citação que decora o pergaminho começa com um versículo bíblico, criteriosamente escolhido, do Livro de Malaquias: "Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós benção sem medida".
Abençoado Edson foi, com abundância, pelos pastores da Universal. Mas ele nunca viu as janelas do céu lhe sendo abertas. E quantos dízimos ele trouxe para o tesouro de Deus! Sem parar, cada vez mais, e sob todas as formas: a maior parte de seu salário, até o 13º, cheques pré-datados, tíquetes-restaurante, vale-transporte, o dinheiro da venda de um terreno. Essa louca profusão não foi suficiente para que a Igreja, como ela havia prometido, o curasse da depressão que o corroía há tanto tempo. Hoje jovem aposentado - aos 45 anos -, Edson se encontra "com sua angústia e sua tristeza" e "muitas dívidas". Mas ele têm um motivo de satisfação: um tribunal de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, onde vive com sua mãe, condenou a Igreja a indenizá-lo parcialmente.
Teria a proteção divina finalmente abandonado os pastores mascates da Universal, que enriquecem há muito tempo à custa dos milhôes de fiéis de alma crédula, muitas vezes pobres e de pouca instrução, doentes e vulneráveis, que têm a fraqueza de torná-los fazedores de milagres? Pois pela primeira vez a fúria da justiça dos homens acaba de atingir os chefes desse culto excessivamente próspero. Em 11 de agosto, a prmotoria do Estado de São Paulo acusou o fundador e líder da Igreja, o "bispo" Edir Macedo, 64 anos, e nove outros dirigentes, entre os quais tres "bispos". Eles são acusados de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. No sul do país, Macedo deverá responder por diversos outros crimes: falsidade ideológica, uso de documentos falsos e de "laranjas". Os chefes da Universal instauraram um mecanismo bem simples. As doações dos fieis eram enviadas para contas de empresas de fachada com sede em paraísos fiscais. De lá, o dinheiro voltava para o Brasil, sob forma de empréstimos feitos a amigos de Edir Macedo. Essa mina de ouro não deixava as mãos da Igreja, ao mesmo tempo em que escapava do fisco. A Constituição brasileira, que protege muito a liberdade de religião, isenta as Igrejas de qualquer imposto, contanto que o dinheiro recebido financie atividades não-lucrativas: manutenção e construção de locais de culto, despesas de funcionamento, propagação de obras sociais. A Universal age em uma escala totalmente diferente. Explorando o cinismo, e até crueldade, o fervor ingênuo dos fiéis, seus organizadores construíram um verdadeiro império da fé presente em 172 países.
Antes de fundar a sua Igreja, em 1977, autoconsagrando-se "bispo", Edir Macedo trabalhava na loteria do Estado do Rio de Janeiro. . Hoje, esse estatistico de formação tem ares de banqueiro: calvo, de óculos austeros e grandes abotoaduras. Seu talento de pregador, seu senso de organização e seu dom, desonesto mais inegável, para as finanças, o ajudaram a construir essa multinacional do culto. Em uma foto de 1995 ele aparece, com um ar feliz, segurando um punhado de dólares, após uma cerimônia no Madison Square Garden de Nova York. Coisa do passado. O fisco avalia sua fortuna em R$ 3,8 bilhões. Ele possui, perto de São Paulo, uma mansão em estilo chalé alpino - 18 suites em 4 mil m2 - e dois luxuosos apartamentos em Miami. Ele detém 90% do capital da rede de televisão Record, bastião dos oradores evangélicos, e sua mulher os 10% restantes.
Os bens de sua Igreja compõem uma lista interminável: 24 emissoras de televisão, 42 estações de rádio, 2 jornais, 2 editoras, uma agência de turismo, uma imobiliária, uma seguradora, uma empresa de taxi aéreo e mais de 600 veículos de todos os tipos. A Universal dispõe de 4.748 templos no Brasil, onde rezam 8 milhões de fieis. São locais de culto confortaveis e modernos, muitas vezes gigantescos, que às vezes ostentam fachadas neogóticas. O serviço de coleta de dízimos sempre é especialmente proveitosa.
---
Veja também:

Nenhum comentário: