A Segunda Guerra Mundial opôs os Aliados às Potências do Eixo, tendo sido o conflito que causou mais vítimas em toda a história da Humanidade, com mais de 70 milhões de mortes. Em estado de guerra total, mobilizou mais de 100 milhões de militares. As principais potências colocaram suas áreas econômicas, científicas e industriais a serviço da guerra. O líder alemão de origem austríaca Adolf Hitler, "chefe" do Terceiro Reich, pretendia criar uma "nova ordem" na Europa, baseada nos princípios nazistas que defendiam a superioridade germânica, na exclusão -- e posteriormente eliminação física incluida -- de algumas minorias étnicas e religiosas, como os judeus e os ciganos, bem como deficientes físicos e homossexuais; na supressão das liberdades e dos direitos individuais e na perseguição de ideologias liberais, socialistas e comunistas.
Teve início em 1º de setembro de 1939 com a invasão da Polônia pela Alemanha e as subsequentes declarações de guerra da França e da Comunidade das Nações. Tanto a Itália quanto o Japão entraram na guerra pelo lado do Eixo para satisfazer os seus propósitos expansionistas. As demais potências opuseram-se a estes desejos do Eixo (Roma-Berlim-Toquio) e juntamente com a União Soviética, após a invasão desta pela Alemanha, constituíram a base do grupo dos Aliados. Após o fim da guerra em 1945, a União Soviética e os Estados Unidos se tornaram superpotências mundiais. Foram responsáveis pela Guerra Fria, que durou 45 anos. As Nações Unidas foram criadas para evitar outro conflito deste porte. A aceitação do direito da autodeterminação acelerou o processo de descolonização da Ásia e da África, enquanto a Europa ocidental optou pela integração.
O germãnico de origem austriaca Adolf Hitler defendia que a Alemanha necessitava mais espaço vital e por isso queria estabelecer uma fronteira com a União Soviética. Hitler anexou ao Reich alemão a Áustria, seguido da Tchecoslováquia. A essas anexações, as potências ocidentais européias não responderam, mas quando Hitler avançou sobre a Polônia, foi declarado um conflito, e iniciou-se a Segunda Guerra Mundial. Logo após o abandono da Liga das Nações pelo Japão , foi a vez da Alemanha retirar-se. Anunciada a saída da representação germânica, Hitler declarou que o não desarmamento das outras nações obrigava a Alemanha àquela forma de protesto. Embora na realidade ele simplesmente desejasse furtar-se às peias que a Liga das Nações poderia opor à sua política militarista, o Lider (ou Fuhrer) teve o cuidado de reiterar os propósitos pacifístas do seu governo.
O plano de expansão do governo envolvia uma série de etapas. Em 1938, com o apoio de parte da população austriaca, o governo nazista (Nacional-Socialista) anexou a Áustria. Em seguida reivindicou a integração das minorias germanicas que habitavam os Sudetas - região montanhosa da Checoslováquia). Como esta não estava disposta a ceder, então foi o passo para a guerra. Ás 4h45 da madrugada do dia 1º de setembro de 1939, os canhões do cruzador alemão Schleswig-Hosltein abriram fogo sobre as posições polacas em Westerplatte, na então cidade livre de Danzig, hoje Gdansk.
O exército alemão lançou uma forte ofensiva de surpresa contra a Polônia com o principal objetivo de reconquistar seus territórios perdidos na Primeira Guerra Mundial e com o objetivo secundário de expandir o território alemão. As tropas alemãs conseguiram derrotar as tropas polacas em apenas um mês.
E o conflito mundial continuava com todas as potencias envolvidas. No Brasil, embora estivesse sendo comandado por um regime ditatorial simpático ao modelo facista - o Estado Novo de Getúlio Vargas - o país acabou participando da Guerra jundo aos Aliados. Isto porque, muito antes que a pressão popular se fizesse sentir em 1942, devido à partir de Fevereiro de 1942, submarinos alemãs e italianos terem iniciado o toperdeamento de embarcações brasileiras no oceano Atlântico em represália, segundo relato nos diários de Joseph Goebbels, à adesão por parte do Brasil aos compromissos da Carta do Atlantico (que previa o alinhamento automático ao lado de qualquer nação do continente americano que fosse atacada por uma potência extra-continental); de fundamental importância para que o governo brasileiro paulatinamente se alinhasse com os EUA e consequentemente a causa aliada à partir de Pearl Harbor. Durante o ano de 1942, após uma conferencia de poucas horas, em Natal, entre os presidentes Getúlio Vargas e Franklin Delano Roosevelt, no rio Potengi, em um navio alí ancorado. para assinatura do acordo entre Brasil e Forças Aliadas em um encontro secreto, onde nem o Governo do Estado foi sabedor de tal conferencia, os Estados Unidos instalaram bases aero-navais ao longo da costa Norte-Nordeste brasileira, sendo a base militar no hoje municipio de Parnamirim, visinho capital Natal, no Estado do Rio Grande do Norte, a principal dentre estas. Bases as quais os militares brasileiros tinham acesso restrito e controlado. Tendo sido a de Parnamirim de especial importancia para o esforço de guerra aliado antes do desembarque de tropas anglo-americanas no Norte da África em novembro de 1942 na Operação Tocha. Complexo de bases esse que foi popularmente apelidado na época de Trampolin da Vitória, devido a importante contribuição tática proporcionada para a frente norte africana.
A II Guerra Mundial durou seis anos. Adolf Hitler, nascido em Braunau am Inn, a 20 de abril de 1889, morreu em Berlim, a 30 de abril de 1945, aos 56 anos de idade. Foi líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães - o nazi -.Era filho de um funcionário da Alfândega de uma pequena cidade fronteiriça da Áustria com a Alemanha. Adolf Hitler cometeu suicidio no seu quartel-general, em Berlim enquanto o exército soviético combatia as duas últimas tropas berlinenses.
Veja também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário