segunda-feira, 14 de setembro de 2009

RIBEIRA - 405

- MEU FUSCA FALA -
O jornalista e escritor holandês Paul Schilperoord defende, em seu novo livro - A Verdadeira História do Fusca -, uma teoria bastante polêmica: o verdadeiro inventor do Fusca não foi Ferdinand Porsche (pai de Ferry, o criador da Porsche), mas um judeu húngaro chamado Josef Ganz. Ele, que era engenheiro e jornalista, chamava seu invento de "Meu Besouro", segundo o livro. E teve até um protótipo do carrinho fabricado por uma empresa alemã, a Ardie-Ganz. Mas não conseguiu financiamento para o projeto. Acabou sendo preso pela Gestapo, a polícia secreta nazista. Solto, foi para a Suiça, mas se deu mal novamente: teve o projeto roubado.
Após o episódio suíço, as idéias de Ganz teriam ido parar nas mãos de Adolf Hitler, que gostou do que viu. Entusiasmado, Hitler contratou Ferdinand Porsche para, a partir das idéias de Ganz, elaborar "o carro do povo": o volkswagen. E assim nasceu o Fusca. Ganz faleceu em 1967, sem conseguir provar a fraude. Um pedaço da história de como Hitler confiscou a ideia do carro popular pode ser lido em - www.ganz-volkswagen.org. O livro de Schilperoord será apresentado - com vários outros projetos de Ganz - no circuito de Zandvoort, na Holanda, dia 27 de setembro. Estará presente o protótipo original criado por Josef Ganz.
Na apresentação de diversos carros extremamente raros e exclusivos criados por Josef Ganz vao estar em exibição - incluindo a versão original de 1931 Maikafer protótipo que também será conduzido na pista de corrida. Esta é a primeira publicação e vai se tornar a primeira disponível no idioma holandês. Neste livro, Paul Schilperoord conta a história da vida pessoal e profissional do engenheiro e do proeminente jornalista Josef Ganz (1898-1967) que foi o fundador do imensamente popular Fusca. O livro é baseado em uma vasta quantidade de fontes históricas até então desconhecidas e fotografias - resultado de cinco anos de extensas pesquisas.
Embora este livro não é uma obra de ficção, é escrito num estilo narrativo com a vida de Josef Ganz como a orientação através de um período dramático e fascinante da história do século 20. O livro dá uma descrição pormenorizada das mudanças radicais na vida pessoal e profissional de um membro proeminente da sociedade judaico-alemão da época de Adolf Hitler quando subiu ao poder e à intruige, calúnia, espionagem e tentativas de assassinatos em torno do carro mais popular jamais construido. Embora esta história vá recorrer a qualquer pessoa com um grande interesse histórico, o livro lança nova luz sobre as origens do Fusca com muitos detalhes em pontos de discussões entre Beetle (besouro) entusiastas, como o tipo Zundapp, 12 protótipos por Ferdinand Porsche, a influência de Hans Ledwinka de Tatra sobre o besouro-design e do processo judicial famoso entre Tatra e Volkswagen.
Na realidade, o governo alemão fez uma concorrência para comprar de um fornecedor um carro popular, com especificações bem definidas, de conduzir uma familia de 5 pessoas e atingir uma certa velocidade sem gastar muito. Varios fabricantes apresentaram protótipos como a NSU, Mercedes e principalmente a Zundapp. Essa companhia contratou Ferdinand Porsche em 1931 e na carta de contrato, que se conserva até hoje, datada de 1931, já colocava o nome de Volkswagen, carro popular, como nome genérico do projeto. Todos os carros europeus de época tinham motor refrigerado a ar. Por um simples motivo: as casas não tinham garagem e quem podia possuir um, deixava-o todo o inverno do lado de fora da casa. Isso levava o combustível a congelar.
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