sábado, 26 de setembro de 2009

RIBEIRA - 417

- QUARTEL DE SONHOS -
Este foi um sonho que se tornou realidade. Natal ganhou no ano de 1910 a sua primeira Escola de Aprendizes Artífices por ato do Presidente da República, Nilo Penha, assinado no dia 23 de setembro de 1909 construindo, então, 19 Escolas de Artífices em todo o país.. Não levou tanto tempo para se estabelecer, em Natal a sua primeira Escola. No mês de janeiro de 1910 a unidade começou os seus cursos profissionalizades, instalada no antigo Hospital da Caridade onde hoje funciona a Casa do Estudade de Natal. A Escola de Aprendizes Artífices oferecia curso primário, de desenho e oficinas de trabalhos manuais. Era o sonho para os que entravam naquela unidade de ensino em se tornar um verdadeiro artífice. Ao todo, eram 90 escolares que começavam a cursar e aprender aquilo que mais vantagem lhes trazia. Ali viveu a instituição até o ano de 1914 quando então se transferio para o novo e moderno prédio da Avenida Rio Branco, ocupando, durante 53 anos, o edifício nº 743, construído no início do século XX. anterior ocupado pelo Quartel da Polícia Militar.
A mudança da denominação para Liceu Industrial de Natal integrou a reforma instituida por Lei do Ministério de Educação e Saúde, a 13 de janeiro de 1937, a quem as Escolas de Aprendizes Artífices estavam subordinadas desde 1930. Nessas mesmas instalações da Avenida Rio Branco, em 1942. o Liceu recebe a denominação de Escola Industrial de Natal, passando a atuar, vinte anos depois, na oferta de cursos técnicos de nível médio, e transformando-se, em 1965, em Escola Industrial Federal.
Com a inauguração de sua nova sede, na Avenida Senador Salgado Filho, no bairro do Tirol, a escola transfere-se em 1967 para as instalações onde hoje funciona o Campus Natal-Central do IFRN, recebendo no ano seguinte, em 1968, a denominação de Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte. Com o passar dos anos, a ETFRN extingue os cursos industriais básicos e passa a concentrar-se no ensino profissionalizante de 2º grau. Em 1975, é registrada pela primeira vez a presença feminina entre os alunos dos cursos regulares da instituição.
Em 1994, inicia-se o processo de "cefetização" da ETFRN, culminando, em 1999, com sua transformação em Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), cujos desafios incluiriam a oferta de educação profissional nos níveis básico, técnico e tecnológico, além do ensino médio. Sua atuação no ensino de 3º Grau começou com a oferta de cursos de graduação tecnológica, ampliando-se, posteriormente, para os cursos de formação de professores, as licenciaturas. Mais recentemente, a instituição passou a atuar também na educação profissional vinculada ao ensino médio na modalidade de educação e jovens e adultos e no ensino a distância.
Essa é a história desse quartel de sonhos que, um dia, alunos carentes da cidade do Natal tiveram para ver concretizados nesse primeiro século do que é e foi a Escola de Aprendizes Artífices. Quem encontrasse um grupo de farda caqui pelas ruas da cidade, saberia dizer, com certeza, que esse grupo pertencia à Escola de Artífices, que um dia começou de forma em uma casa modesta, à margem do rio Potengí.
---

Nenhum comentário: