quarta-feira, 16 de setembro de 2009

RIBEIRA - 407

- ZUNE -
Microsoft lança novo Zune para enfrentar o iPod. - Novidade da empresa de Bill Gates dificilmente causará impácto sobre vendas do iPod, que detém 70% do segmento. A Microsoft lançou uma versão mais fina e reformulada de seu player de mídia Zune nesta terça-feira, 15, no mais recente esforço da gigante do software para concorrer com o iPod, da Apple. O Zune HD, com tela sensível a toques, receptor de rádio e WiFi, tem preço pouco inferior ao do iPod Touch, o produto comparável da empresa Apple, e a expectativa da empresa é capturar mercado diante da aproximação da temporada de festas de fim de ano nos Estados Unidos. A Microsoft afirma que o aparelho é superior tecnicamente em relação ao iPod, com uma tela OLED e capacidade de transmitir vídeo de alta definição a um televisor. Mas será difícil causar impacto sobre as vendas do iPod, lançado em 2001 e hoje com participação de mais de 70% nesse segmento. O primeiro Zune só chegou ao mercado em 2006. A empresa Bill Gates anunciou o preço dos novos modelos no mês passado, com a versão preta de 16 GB oferecida por US$ 219,99 e a versão platina, de GB, a US$ 289,99. Versões personalizadas em vermelho, azul e verde também estão disponíveis. Na época, o preço era bem inferior aos US$ 399 que a Apple cobrava pelo iPod Touch de 32 GB, mas uma versão atualizada do modelo foi lançada posteriormente por preço de US$ 299. A Apple também oferece agora um iPod Touch de 64 GB, e uma câmera de vídeo no modelo iPod Nano. Não existem planos para oferecer um Zune com câmera, disse Brian Setz, gerente de marketing da Microsoft. Ele também afirmou que a empresa não tem planos de criar um celular Zune para enfrentar o iPhone, apesar dos rumores recorrentes. . Mas afirmou que as capacidades do Zune poderiam ser acrescentadas a outras plataformas, entre as quais o Windows Mobile, o que sugere que um celular inteligente com funções semelhantes às do Zune pode ainda surgir. O aparelho conta com o Zune Marketplace, concorrente da loja iTunes, da Apple, que permite que os usuários ouçam ou baixem músicas, vídeos e filmes. O aparelhos só tem alguns aplicativos, como MSN Weather, e vídeogames, mas a intenção da Microsoft é adicionar programas para as redes sociais, como o Twitter e Facebook, em novembro. Ao contrário da Apple, a Microsoft não tem mercado aberto para desenvolvimento de aplicativos, e não cobra por eles.
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