terça-feira, 22 de setembro de 2009

RIBEIRA - 413

- É PRIMAVERA -
Hoje começa a estação da Primavera, com precisão, às 18h18 no horário de Brasília. No centro-sul do Brasil houve até registro de tornado no oeste de Santa Catarina. Este ano estamos sob a influência do fenômeno El Ninõ , que é o aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico. Nestes anos, a primavera apresenta muita chuva no Sul e seca nos estados do Nordeste. Para este ano a expectativa é de chuva acima do normal no Sul, mas não se espera por seca no Nordeste. Na região Nordeste a época ainda não é de chuva na maior parte das áreas e o El Ninõ não vai ter grande influência este ano. A umidade aumenta ao longo da estação apenas no oeste da Bahia e no oeste e no sul do Maranhão. Este ano vamos observar um atraso de um mês neste aumento da umidade. A chuva chega significativa apenas em dezembro e não em novembro, como é normal. Nas outras áreas, a chuva cai de acordo com a média climatológica, sem grandes surpresas. A temperatura fica um pouco acima da média em toda a região.
No Norte o El Ninõ normalmente deixa a chuva abaixo da média na primavera. Em outubro e em novembro esta tendência se confirma no centro-sul da região, com pancadas muito irregulares. Já em dezembro, a umidade aumenta bastante em todas as áeras e a chuva cai abundante. A temperatura fica acima da média até novembro e fca perto do normal em dezembro.
No Sul não se pode descartar a ocorrencia de novos temporais ao longo da primavera, o que não é incomum, já que estamos entrando na transição do inverno seco e frio para o verão quente e úmido. Nesta época do ano ainda temos períodos relativamente frios e outros períodos bem quentes. Quando uma frente fria encontra o ar muito quente, os temporais são inevitáveis, e podem acontecer em toda a região. Em ano de El Ninõ, as frentes frias tendem a ficar paradas sobre o Sul do Brasil por mais tempo do que o normal e são esperadas também mais frentes frias do que a média. Assim, especialmente o Rio Grande do Sul e Santa Catarina vão continuar sofrendo com muita chuva. Os rios podem não suportar tanta água e transbordar, especialmente em dezembro. No Paraná, a chuva também fica acima da média, com temporais que despejam muita água em um curto intervalo de tempo. Com relação à temperatura, é esperada que seja uma estação com calor perto do normal na maior parte das áreas, exceto no norte do Paraná, onde a temperatura fica acima da média.
No Sudeste a primavera é normalmente um período de aumento da umidade, mas este ano, o inverno não foi muito seco e por isso essa transição não deve ser muito sentida. No Centro-Oeste a influência do El Ninõ está na chuva, que cai de forma irregular na maior parte da primavera e fica abaixo da média na região entre outubro e dezembro.
---
Veja também:

Nenhum comentário: