domingo, 20 de setembro de 2009

RIBEIRA - 411

- FREUD -
No dia 23 de setembro completam 70 anos que Sigmund Freud morreu. Ele é o pai da psicanálise. Sua morte ocorreu em Londres, Inglaterra. Ainda hoje, o estudo da psicanalise se baseia em suas descobertas. Freud nasceu em Pribor, no dia 6 de maio de 1856. Foi médico e neurologista. Quando nasceu, a cidade se chamava Freiberg, na Morávia, quando esta pertencia ao Império Austriaco. Seu nome completo era Sigmund Schlomo Freud. Seu interesse inicial foi pela histeria e, tendo como método a hipnose, estudou pessoas que apresentavam esse quadro. Mais tarde, com interesses pelo inconsciente e pulsões, entre outros, foi influenciado por Charcot e Leibniz, abandonando a hipnose em favor da associação livre e da interpretação dos sonhos. Estes elementos tornaram-se as bases da psicanálise. Freud, além de ter sido um grande cientista e escritor (Prêmio Goethe, 1930), possui o título, assim como Darwin e Copérnico, de ter realizado uma revolução no âmbito humano: a idéia de que somos movidos pelo inconsciente. Freud, suas teorias e seu tratamento com seus pacientes foram controversos na Viena do século XIX e continuam a ser muito debatidos hoje. Suas idéias são frequentemente discutidas e analisadas como obras de literatura e cultura geral em adição ao contínuo debate ao redor delas no uso como tratamento científico e médico.
Nascido Sigismund Schlomo Freud (mas em 1877 abreviou seu nome para Sigmund Freud), aos quatro anos de idade sua família transferiu-se para Viena por problemas financeiros. Morou em Viena até 1938, quando, com a vinda do nazismo (Freud era judeu), foge para a Inglaterra. Era um excelente aluno, porém por ser judeu, só poderia escolher entre os cursos de Direito ou Medicina, optando por este último. Sigmund Freud é filho de Jacob Freud e de sua terceira mulher Amalie Nathanson. Jacob, um judeu proveniente da Galiza e comerciante de lã. muda-se a Viena em 1860. Os primeiros anos de Freud são pouco conhecidos, ja que ele destruíra seus escritos pessoais em duas ocasiões: a primeira em 1885 e novamente em 1907. Além disso, seus escritos posteriores foram protegidos cuidadosamente nos Arquivos de Sigmund Freud, aos quais só tinham acesso Ernest Jones (seu biógrafo oficial) e uns poucos membros do círculo da psicanálise. O trabalho de Jeffrey Moussaieff Masson pôs alguma luz sobre a natureza do material oculto. Em 14 de setembro de 1886 em Hamburgo, Freud casou-se com Martha Bernays. Freud e Martha tiveram seis filhos: Mathilde, nascida em 1887, Jean-Martin, nascido em 1889, Olivier, nascido em 1891, Ernst, nascido em 1892, Sophie, nascida em 1893 e Anna, nascida em 1895. Um deles, Martin Freud, escreveu uma memória intitulada: Freud: Homem e Pai, na qual descreve o pai como um homem reservado, porém, amável, que trabalhava extremamente, por longas horas, mas que adorava ficar com suas crianças durante as férias de verão. Anna Freud, filha de Freud, foi também uma psicanalista destacada, particularmente no campo do tratamento de crianças e do desenvolvimento psicológico. Sigmund Freud foi avô do pintor Lucian Freud e do ator e escritor Clement Freud, e bisavô da jornalista Emma Freud, da desenhista de moda Bella Freud e do relacionador público Matthew Freud.
Por sua vida inteira Freud teve problemas financeiros. Nos tempos do nazismo, Fraud perdeu quatro irmãs (Rosa, Dolfi, Paula e Marie Freud). Elas morreram nos campos de concentração de Auschwitz e de Theresienstadt.
O primeiro caso clínico tratado por Freud foi de uma paciente de nome Bertha Pappenheim, chamada de Anna O que demonstrava vários sintomas clássicos de histeria. O método de tratamento consistia na chamada "cura pela fala" na qual a paciente discute sobre as suas associações com cada sintoma e, com isso, os faz desaparecer. Esta técnica tornou-se o centro das técnicas de Freud, que também acreditava que as memórias ocultas ou "reprimidas" nas quais baseavam-se os sintomas de histeria eram sempre de natureza sexual. Em 1896, Freud dedica-se a anotar e analisar seus próprios sonhos, remetendo-os à sua própria infância e, no processo, determinando as raíses de suas próprias neuroses. Tais anotações tornam-se fote para a obra "A Interpretação dos Sonhos". Durante o curso dessa auto-análise, Freud chega a conclusão de que seus próprios problemas eram devidos a uma atração por sua mãe e a uma hostilidade ao seu pai. É o famoso compléxo de Édipo, que se torna o coração da teoria de Freud sobre a origem da neurose em todos os seus pacientes.
Sigmund Freud morre de câncer na mandíbula, aos 83 anos de idade, em Londres, a 23 de setembro de 1939. Supõe-se que tenha morrido de uma overdose de morfina. Freud sentia muita dor e, segundo a história contada, ele teria dito ao médico que lhe aplicasse uma dose excessiva de morfina para terminar com o sofrimento, o que seria a eutanásia.

Nenhum comentário: