segunda-feira, 31 de agosto de 2009

RIBEIRA - 390

ASSIM VEIO A GUERRA
Em 1º de setembro de 1939, as Forças Armadas alemãs deram início a invasão da Polônia, também conhecida como Operação Fall Weiss marcando o início da Segunda Guerra Mundial. A invasão culminaria na dominação completa do país em 6 de outubro do mesmo ano. A operação foi iniciada em resposta a um suposto ataque polonês a uma estação de rádio, o que depois foi comprovado como um ardil dos nazistas para justificar a invasão. Durante a operação, em 17 de setembro, a União Soviética, seguindo uma cláusula secreta do Pacto-Molotov-Ribbentrop, também declarou guerra a Polônia e deu início a invasão da parte leste do país. Em 3 de setembro, em resposta as hostilidades, França e Reino Unido, seguidos por Canadá, Nova Zelândia e Austrália, entre outros, declararam guerra contra a Alemanha nazista.
A Wehrmacht envolve suas melhores unidades, engajando 37 divisões de infantaria, uma de montanha, quatro de infantaria motorizada, quatro divisões blindadas leves, seis Panzer, uma brigada de cavalaria e uma variedade de unidades paramilitares. Para a invasão, o Grupo de Exercitos Norte tinha um efetivo de 630 mil soldados, enquanto que o Grupo de Exércitos Sul tinha 886 mil soldados. Ao todo, as forças alemãs tinham 559 batalhões de infantaria contra 376 da Polônia. Em artilharia, Wehrmacht tinha 5805 peças contra 2065 polonesas. Do lado polonês, haviam aproximadamente 39 divisões mais 16 brigadas, totalizando aproximadamente, 950 mil soldados. Do lado soviético, a despeito das esparsas fontes, estima-se um total de 800 mil soldados engajados.
As operações começaram aproximadamente às 4h45 min., do dia 1º, com o encouraçado alemão Schleswig-Holstein abrindo fogo contra as guarnições polonesas da Westerplatte, península localizada em Danzig, hoje Gdansk. Horas depois, o Grupo de Exércitos Norte e Sul iniciaram a invasão por terra. Empregando a tática da Guerra Relâmpago com tropas blindadas e mecanizadas, juntamente com inovadoras técnicas de combate e equipamentos modernos, os alemães rapidamente quebraram as linhas defensivas dos poloneses, alcançando o Vistula já em 3 de setembro, e iniciando o cerco à Varsòvia no dia 10. Ao sul, com o Grupo de Exércitos Sul, no dia 3 as tropas já se encontravam na retaguarda de Cracóvia, e cinco dias depois, tendo percorrido 140 milhas em uma semana, se encontravam a 10 km de Varsóvia. E assim, veio a guerra que durou até 1945, quando as tropas aliadas, depois de um moticinio incontavel, entraram em Berlim e, Hitler, pelo que se diz ainda hoje, pôs termo à vida para não se entregar ou ser capturado vivo. Há versões que negam isso, tendo sido Adolf Hitler lavado com vida para a União Soviética.
---
Veja também:

Nenhum comentário: