terça-feira, 18 de agosto de 2009

RIBEIRA - 374

- ZUMBIS -
Um grupo de cientistas das Universidades de Carleton e Ottava, no Canadá, publicou um estudo que usa rigor matemático para responder a uma pergunta que faz sentido apenas na ficção: a Humanidade conseguiria sobreviver a um ataque de zumbis?. Intitulado "Quando os zumbis atacam: Criando um Modelo Matemático de um Surto de Infecção por Zumbis", o estudo foi publicado no livro científico "Pesquisa sobre Modelos de Progressão de Doenças Infecciosas". O exercício matemático considera várias opções e cenários, incluindo quarentenas bem e mal sucedidas de infectados, assim como a possibilidade de alguns humanos sobreviverem, mas terem que co-existir com zumbís.
Os autores afirmam que um ataque de zumbís poderia acabar com a civilização a não ser que a reação fosse "rápida e bastante agressiva". Mas advertem: "Se a escala do surto aumentasse, então, o resultado seria o do juízo final: um surto de zumbís resultaria no calapso da civilização, com todos os humanos infectados, ou mortos. Isso porque nascimentos humanos e mortes dariam aos zumbis um suprimento infinito de novos corpos para infectar, ressuscitar e converter", afirmam os autores.
Para dar aos vivos uma chance de lutar, entretanto, os pesquisadores escolheram zumbis "clássicos", que se locomovem lentamente, em vez de criaturas mais inteligentes e ágeis mostradas em alguns filmes recentes. O professor Robert Smith e seus colegas explicaram como o estudo foi feito. "Nós criamos um modelo de ataque de zumbis usando suposições biológicas baseadas em filmes de zumbis. Nós introduzimos um modelo básico para infecções de zumbi e ilustramos o resultado com soluções numéricas".
Em "A Volta dos Mortos Vivos", filme de grande repercução, mostra as pessoas que estavam mortas e voltaram à vida de uma forma putrefata e querendo comer as outras pessoas vivas. Essa era a idéia do que seria o caos completo e irremediavel para a humanidade. No filme, os mortos-vivos gostavam de comer cérebros. Em um outro filme, "A Capital dos Mortos", parte de uma profecia de que padre Dom João Bosco teria dito em 1883 sobre a construção de Brasília. Supostamente a profecia dizia que ele teria visto que o apocalípse começaria a acontecer alí. Em outro filme, "A Noite dos Mortos-Vivos", tão famoso por sinal, os zumbis começaram a sair dos túmulos e espalhar a sua doença pelos Estados Unidos inteiro. Em outras histórias, guerreiros medievais procuram um velho amigo que se escondeu em uma cidade por ser ele considerado um "bruxo". Quando os guerreiros chegam, encontram todo mundo morto. E descobrem que uma maldição foi lançada, sendo que um dia mil mortos voltam à vida. Os mortos-vivos eram todos zumbis. Esse é o tema da morte que até hoje estremece de pavor aos que estão vivos. É o horror, tal mistério que busca a espiritualidade. No filme, "O Exorcista", existe uma parte em que a jovem-menina se transforma em zumbi. Ela é a encarnação do demônio que cospe uma materia inorganica, parecido com um suco de abacate, quando o sacerdote lhe impõe um crucifixo sobre a sua testa. Esse fato foi real. Ao longo do tempo o homem sempre procura desencavar o que ele acredita ser alguem que não morreu e está morta. Porém, teme quando o espectro aparece a sua frente. A infestação de zumbi é o retorno dos excluídos existente no simbolismo da volta dos indesejáveis.. Por mostrar tudo isso, devemos explicar que lá dentro da mente humana, entre gemidos e sussuros há o querer de ter a verdade sobre quem já viveu e se pudesse voltar. Se não se pode tratar como um ser revivido, então se traz como um nada mais que zumbi buscando voltar a viver.
---

Nenhum comentário: