sexta-feira, 21 de agosto de 2009

RIBEIRA - 379

- LISBOA -
Quando menino eu sempre era interrogado sobre "quem descobriu o Brasil!". E eu respondia de pronto: "-Pedro Álvares Cabral!". Com isso, estava aprovado. Mesmo assim, eu não sabia que ele era de um tal "Portugal". E nem onde ficava essa terra. "Ora! Portugal era Portugal", eu pensava. Porém, o tempo foi passando e a minha curiosidade despertado sobre os lusitanos portugueses. A questão era onde procurar as respostas para tais indagações, Por fim, um dia eu encontrei a chave do segredo. Portugal era uma terra, naquele tempo, em 1500, bastante rica e procurava um novo caminho para as Indias. A questão era que a India não tinha nada a ver com aqueles indios americanos ou brasileiros. A India era um País e os indios eram um povo que se acreditou ser parte daquele território. Esta era a questão que ainda hoje perdura.
Os portugueses são um grupo étnico e a nação com origem em Portugal. O nome Portugal apareceu entre os anos 930 a 950 da Era Cristã. Cale, a atual Vila Nova de Gaia, já era conhecida por Portucale no tempo dos Godos, um dos povos germânicos originários da região de Gotaland. Geneticamente, os dados apontam para uma fraca diferenciação interna dos portugueses, cuja base é essencialmente continental européia de origem paleolítica.. A base genética da população do território português mantem-se aproximadamente a mesma nos últimos quarenta milênios, apesar da presença de inúmeros povos no território português que também contribuíram para o patrimônio genético dos seus habitantes.
Culturalmente, as presenças romana, germânica e moura foram significativas, tal como foram decisivas a vizinhança e as relações com o restante dos países europeus e as relações coloniais com a África, o Brasil e o Índico a partir dos séculos XV e XVI. As migrações de populações pré-celtas e celtas acentuam o caráter indo-europeu do panorama humano na Península Ibérica, e muito particularmente o português.. Trata-se, por um lado, do forte substrato pré-celta que dará orígem aos Lusitanos e aos seus vizinhos Vettones, e que parece estar também igualmente presente o Gallaeci. Notadamente, a população celta pode surgir aí, como uma celta da Ibéria.
A história de Portugal é muito nobre e cheia por invasões romanas, germanicas, mouras que troxeram o patrimônio genêtico do pais. Existem vários estudos focados no impacto dos séculos de domínio e a presença islâmica na Peninsula Ibérica. A História de Portugal é uma construção política de um espaço geo-demográfico que se diferencia dos seus vizinhos cristãos. No território português estiveram fenícios, cartagineses, romanos, suevos, búrios e visigodos, bizantinos, berberes, arábes e escravos eslavos, judeus, africanos e fluxos menos maciços de migrantes europeus. Todos estes processos populacionais terão deixado a sua marca, or mais forte, ora vestigial. Mas a base genética da população é do território português.
---
Veja também: http://nataldeontem.blogspot.com/http://oteoremadafeira.blogspot.com/

Nenhum comentário: