domingo, 15 de junho de 2008

RIBEIRA - XVIII


Parnamirim fica bem próximo ao município de Natal, tanto é que durante muito tempo ali era chamado de grande Natal. Internacionalmente, Parnamirim foi reconhecida como "Trampolim da Vitória", devido a sua participação na II Guerra Mundial, onde os Estados Unidos, pelo acordo assinado com o Brasil, instalou naquele vilarejo uma Base para o treinamento de soldados que dali partiam para lutar na Europa e na África. A posição estratégica do município deu lugar a essa denominação. A terra é rica, com um lençol freático e detentora de águas minerais. A origem do nome Parnamirim vem do tupi-guarani "Paraná-mirim" ou pequeno rio veloz.

Durante anos, o lugar serviu como terra para doar aos capitães-mores. No ano de 1881 a região foi cortada pelos trilhos da linha férrea entre Natal e Nova Cruz. Depois de ter vários donos de terra, em 1927, Parnamirim passou a pertencer ao português Manoel Machado, ocupando uma extensão entre o Engenho Pitimbu, até os Guarapes, terminando ao sul com as terras do Engenho Cajupiranga. Nessa época, Manoel Machado adquiriu tudo o que havia nas terras, como fazendas, sítios e engenhos além das áreas desabitadas. Em meio a tudo isso, Parnamirim nasceu. Em 1927 foram abertas diversas rotas aéreas no Brasil e nesse meio, escolhidas pontos que permitissem instalar uma rede de aeroportos. De tal modo, uma empresa italiana - a CGA - se instalou no lugar, numa área doada por Manoel Machado. Foi nesse tempo que se construiu uma estrada de rodagem , ligando Natal ao campo de aviação em Pitimbu., contribuindo para se instalar o correio aéreo. Essa estrada era carroçal, pois nesse tempo ainda não havia instalação de materiais bem mais resistentes, como o pixe. Em 1933, a Air France comprou de Manoel Machado novas partes de terra para ampliar o aeroporto de Parnamirim. Nesse mesmo tempo, a empresa francesa comprou ou absorveu as demais companhias privadas de aviação e transferiu todos os seus hangares e demais instalações para o outro lado da pista onde hoje está instalada a Base Aérea de Natal. Com o desenrolar da II Guerra o governo do presidente Getúlio Vargas se viu forçado a assinar um acordo de defesa mútua , ceder áreas para instalações de bases norte-americanas no Nordeste, romper relações diplomáticas com a Alemanha, Itália e Japão, em janeiro de 1942. Finalmente, a 22 de agosto desse ano declarou guerra aos países do Eixo.. A construção das Bases Naval e Aérea, em Natal, seria fruto desse acordo.

O Brasil, nesse mesmo ano, criou a Base Aérea, de Natal, surgindo de fato a cidade de Parnamirim. Nesse acordo ficou estabelecido que o Brasil ficava do lado oeste da pista de Parnamirim, dividindo com Air France e os Estados Unidos com o lado leste, onde já estava construído o maior campo de aviação e bases de operações militares que os americanos dominariam fora dos Estados Unidos. Assim nasceu o campo de Parnamirim, mostrado nos mapas norte-americanos como Trampolim da Vitória uma vez que apontava direto para a África e Europa. Um plano audaz do Governo Americano. Somente em outubro de 1946 a Base Leste foi entregue a Força Aérea Brasileira, depois de terminada a II Guerra Mundial.

Nenhum comentário: