segunda-feira, 23 de junho de 2008

RIBEIRA - XXV

Festa comemorativa do São João do Nordeste


A festa de São João remonta a tempo bem anterior às comemorações católicas.A origem dos festejos guarda um vínculo com a celebração dos solsticios de verão, na França, em meados do seculo 12. Conforme relatos, era uma festa pagã em louvor ao Agni, deus hindu do fogo, fenômeno e divindade do fogo. A quadrilha é dança francesa do século XIX , que se popularizou no Brasil depois que os mestres da orquestra de Millet e Cavalier a trouxeram para o Rio de Janeiro. As quadrilhas francesas se abrasileiraram. Os comandos do animador do baile ganharam muito charme. "Soirée - (reunião social noturna, em francês) - virou "saruê", "en arrière" (para tras), virou "anarriê"; "en avant" (para frente), "anavã".

No Brasil, trazidas pelos portugueses, com seus costumes europeus, as festas ganharam ares de regozijo pelo período das colheitas. O solstício de verão deles torna-se o nosso solsticio de inverno. A isso, somam-se, aos poucos, o sentido religioso introduzido pelo cristianismo, os costumes indígenas e os dos escravos africanos. Assim, as festas de São João constituem-se, hoje, num produto eminentemente nacional. No Brasil, essa tradição foi trazida pelos jesuitas portugueses. Mas, antes, os índios já realizavam rituais relacionados à agricultura que aconteciam neste período de junho/julho, para que a colheita fosse boa. Dessa mistura das comemorações dos índios, com a dos jesuitas portugueses, as festas juninas foram ganhando forma e incorporando o famoso jeitinho brasileiro. Hoje, esta festa folclorica abrange todo o Brasil.

Sabe-se que as melhores festas de São João acontecem no nordeste. As festas de Natal, no Rio Grande do Norte, de Assu, também no Rio Grande, em Campina Grande, na Paraíba e em Caruarú, em Pernambuco, são as melhores do Brasil. A festa é grandiosa. Durante os 30 dias do mês de junho cerca de dois milhoes de pessoas visitam essas regiões. Tem Bandas de Pífanos, bacamarteiros, sanfoneiro, quadrilhas e bonecos de barro espalhados por toda a região nordestina.

Nenhum comentário: