sexta-feira, 20 de junho de 2008

RIBEIRA - XXIII


KASATO MARU


É pricamente impossivel falar em centenário da imigração japonesa sem relembrar o grandioso Kasato Maru, o navio que trouxe ao Brasil a primeira leva de imigrantes,

Dia 28 de abril de 1908. No Porto de Kobe, uma multidão balançava os braços e acenava lenços no adeus a um grupo de japoneses que, vivendo em um país afundado economicamente, escolheu um outro "lar" para tentar a sorte. Destino: o desconhecido Brasil. Do adeus aos amigos e familiares à chegada no porto de Santos, litoral de São Paulo, foram exatos 52 dias de viagem numa embarcação de 6 toneladas de nome Kasato Maru. As duas únicas paradas, nesse trajeto de 21 mil milhas, ocorreram em Cingapura e na África do Sul. O atracamento ocorreu no final do dia 17 de junho, no cais 14.

O desembarque dos primeiros imigrantes japoneses só aconteceu na manhã do dia 18 de junho. No total, chegaram 781 japoneses, oriundos das províncias de Fukushima, Tóquio, Kumamoto, Ehime, Hiroshima, Kochi, Niigata, Yamaguchi e principalmente Okinawa, Kagoshima e Fukushima.

Os imigrantes japoneses chegaram ao Brasil contratados para trabalhar nas lavouras de café no Estado de São Paulo. O acordo para o inicio da imigração havia sido firmado em 6 de novembro de 1907 entre a Companhia Imperial de Imigração Tokio-Japão e o Governo do Estado de São Paulo. Pelo contrato, os colonos japoneses deveriam ficar no País por um período de cinco anos. Antes, em 1895, os dois paises já haviam assinado o Tratado de Amizade, Comércio e navegação.

O incentivo à emigração foi uma das soluções encontradas pelo governo do arquipélago para diminuir a miséria e o alto índice de desemprego que se registrava no país na época, fruto da reestruturação da Era Meiji. O solo fértil brasileiro apareceu como uma boa opção. Com o fim da escravidão, as grandes fazendas de café necessitavam de novos trabalhadores, a começar pelos europeus. Bem antes do Brasil, japoneses haviam emigrados ao Havaí e à Ilha de Guam, na China. Mais tarde, outras levas foram para os Estados Unidos, Canadá, México e Peru.

Tomi Nakagawa foi a última entre os imigrantes do Kasato Maru a falecer. Ela deixou o Japão com 1 ano e 9 meses e viveu até os 99 anosem terras brasileiras. Tomi foi uma das mulheres que mais marcaram a comunidade nikkei no Brasil. Sua importância era tamanha que, em 1997, o Imperador Akihito fez questão em conhecê-la, durante sua visita ao Brasil. Em 2004, ela recebeu o título de Cidadã Honorária do Paraná. Tomi faleceu no dia 10 de outubro de 2006.

Nenhum comentário: